A chamada de Francisco Geraldes e Podence ao plantel principal tem sido um dos temas de discussão no Sporting. Os dois jogadores eram titulares no Moreirense onde estavam emprestados mas em janeiro o Sporting chamou-os de volta. Podence já teve alguns minutos mas Francisco Geraldes ainda não se estreou. Muitos comentadores têm criticado Jesus por esta opção mas o técnico explicou o porquê de terem poucos minutos.
Jesus disse que é difícil encaixar Francisco Geraldes no esquema tático do Sporting, uma vez que não é um ´oito` como Adrien mas um jogador mais perto de um João Mário.
"O Chico não tem características para ser um segundo médio. Vai ser um jogador ao estilo do João Mário. Joga numa ala fechado ou a segundo avançado. É uma posição que tens de ter muita cultura tática e ainda lhe falta isso. Todos estes jovens como o Podence, o Chico Geraldes, o Matheus Pereira, têm qualidade individual, mas o futebol tem duas componentes: o jogador com bola e o jogador sem bola.", lembrou o técnico, antes de ´expor` as lacunas dos jovens do Sporting.
"Olhando para os 90 minutos de um jogo, tirando o Messi, em 85 minutos ou mais, os jogadores não têm bola. Por isso, se não ensinarmos os jogadores os aspetos táticos, não serve de nada ter muita técnica. Se passa 85 minutos sem bola no pé, não conta tecnicamente nada. O Messi e o Ronaldo é que passam mais tempo com bola. Nós só olhamos para o jogador quando ele tem bola e não pode ser assim", atirou.
O treinador do Sporting pede paciência aos jovens mas também a quem os quer ver jogar. Jesus lembra que têm muita qualidade individual mas é preciso enquadra-los na componente tática da equipa.
"Há vários jogadores que chegaram em janeiro. Palhinha já teve as suas oportunidades, já fez dois jogos a titular e amanhã com certeza vão jogar outros jogadores que ainda não foram titulares, como Podence. É um jovem em quem acreditamos muito. O facto de ser jovem é muito importante, mas o que tenho de analisar é o potencial dos jogadores. Podence é um jogador jovem com potencial. Vai aprender com o tempo o que é ser jogador", analisou.
O Tondela-Sporting, da 25.ª jornada da I Liga, está agendado para às 20h30 deste sábado.
Comentários