A Académica é das poucas equipas da Primeira Liga com mais vitórias na Luz nos últimos anos, a seguir ao FC Porto. A Briosa já venceu fora por duas vezes o Benfica, sendo que ambas as vitórias foram na última década.
Uma dessas vitórias continua bem viva na memória dos "estudantes". Na primeira jornada da época 2010/2011, a Académica bateu o Benfica por 2-1, com o golo da vitória a ser marcado já no período de descontos pelo brasileiro Laionel. O avançado de 28 anos, agora no Grémio Anápolis, do Brasil, recordou ao jornal Record o "chapéu" que fez de muito longe a Roberto.
"Foi uma grande alegria. Marcar no último minuto ao Benfica no seu estádio, e ainda por cima conseguir a vitória, foi fantástico", sublinha, não tendo dúvidas sobre a beleza do remate. "Foi um grande chapéu, de muito longe. Sem dúvidas, o melhor golo da minha carreira", disse o ex-Académica, deixando a receita para a equipa de José Viterbo voltar a vencer o Benfica na Luz.
"O principal é acreditar sempre. Naquela altura jogámos contra uma grande equipa, que defendia o título e tinha no seu plantel nomes como Fábio Coentrão, David Luiz e Javi García, entre outros, mas nem por isso desistimos de lutar. Estejam unidos, e boa sorte", aconselhou Laionel.
Laionel marcou, aos 92 minutos, o golo da vitória da Académica. Miguel Fidalgo fez o outro tento, com Jara a marcar para o Benfica. Recorde-se que a Briosa ganhou a jogar com dez jogadores, após expulsão de David Addy.
Comentários