O Sporting venceu a Académica por 3-2, este sábado no Estádio de Alvalade, em encontro da 20.ª jornada da Primeira Liga. Adrien (30'), Bryan Ruiz (43') e Montero (85') marcaram para os leões. Os golos da briosa tiveram a autoria de Rafa (8') e Ewerton (59').
Este Sporting parece gostar de montanhas russas. Sobe, desce, faz os loopings, mas a viagem, por norma, termina sempre bem. O jogo com a Académica foi mais uma volta de emoções fortes, em que foi preciso muito coração.
Logo aos oito minutos, a equipa leonina já perdia por 1-0 frente a uma Académica que trouxe a lição bem estudada. O Sporting faz, por norma, marcação à zona nos cantos, e a equipa de Filipe Gouveia aproveitou bem o facto. Leandro Silva bateu um canto à entrada da área e Rafa Soares apareceu a rematar para o 1-0.
Começava aí a viagem conturbada dos leões que de repente caíram numa descida vertiginosa e demoraram a voltar a subir. O seu jogo parecia preso de movimentos e não tinha a largura habitual, devidamente apoiada pelos flancos.
Haveria de ser Adrien, num lance individual, a mostrar como se devia fazer. O médio pegou na bola na esquerda, partiu para dentro da área, contornou os adversários e rematou cruzado para o golo do empate.
Foi como que o toque para que o Sporting tomasse o gosto e se recordasse do seu futebol. A equipa entrou nos carris e foi por ali acima até ao golo da reviravolta. Carlos Mané, aposta para este jogo, entrou na área em velocidade e cruzou para Ruiz encostar (42').
Antes disso já Jesus tinha ido para o balneário mais cedo por ordem de Cosme Machado. Alegadamente por protestar acima dos limites um amarelo visto por Adrien Silva.
Mas neste trajeto ainda faltava o tal looping que poria o mundo leonino ao contrário, e isso aconteceu aos 58 minutos. Mais uma moedinha, mais uma voltinha.
Na cobrança de uma falta, Rui Patrício saiu a punhos e embateu no seu colega Rúben Semedo. A bola ficou à mercê dos estudantes que a colocaram de novo para a pequena área e aí surgiram João Real e Ewerton a cabecear, acabando a bola dentro da baliza. O árbitro auxiliar anulou o lance, Cosme Machado foi ter com o seu fiscal de linha, conversaram, e o árbitro da partida optou por validar o lance, e o golo por ser atribuído a Ewerton, que foi o último a tocar na bola.
Montero entrou então a meio da viagem, mas em boa altura o fez. Foi o colombiano quem diminuiu o batimento cardíaco do leão e o descansou com um golo aos 85 minutos.
Pelo meio já Académica e Sporting tinham perdido um passageiro. Aderlan Santos, por duplo amarelo, e o treinador de guarda-redes dos leões, Nelson, por indicação do árbitro da partida.
A viagem terminou sem estragos de maior. O Sporting somou três pontos e cimentou a liderança. Já a Académica mantém os 17 pontos e o 16.º posto.
Comentários