Foi um dos ídolos dos adeptos do Sporting no entre 2009 e 2012. Pendurou as chuteiras em entrevista e ao jornal chileno LUN falou de como tem sido a sua vida desde que deixou de jogar futebol.

Matías, agora com 38 anos, explicou que se dedica agora mais à família e aos seus filhos e mostrou que não esquece o Sporting, mostrando vontade de falar com os leões sobre um possível acordo futuro.

"Depois de deixar o futebol tornei-me pai a tempo inteiro. Sou o 'Uber' dos meus filhos, porque vou levá-los à escola, às suas atividades desportivas e, à mais velha, às festas. Também mudo a fralda ao Adán e preparo-lhe a papa. Sou feliz!", disse, antes de confidenciar: "Estou a analisar possibilidades. Começarei agora a fazer um curso de Coaching Desportivo e Psicologia de Alto Rendimento numa universidade espanhola. Quando for agora à Europa passarei por Lisboa porque há a possibilidade de chegar a acordo com o Sporting para poder colocar jovens chilenos a treinarem lá".

Sobre a sua carreira, o chileno mostra-se feliz com o que alcançou. "Cheguei onde tive de chegar. Joguei e fui campeão no Colo Colo, joguei no Villarreal, na Fiorentina, no Milan, no Sporting. Fui campeão da Copa América e fui a um Mundial com a seleção. Se não cheguei a clubes como o Real Madrid, Barcelona, Juventus ou Manchester City foi porque fisicamente não conseguia. Eu podia jogar a um nível altíssimo num domingo, mas não estaria ao mesmo nível na quarta-feira seguinte", lembrou.

Matías Fernández foi 74 vezes internacional pelo Chile, apontando 14 golos. De leão ao peito, no Sporting, onde chegou proveniente do Villarreal, disputou 116 jogos, assinando 19 golos, rumando no verão de 2012 a Itália e à Fiorentina.