O líder Benfica perdeu, esta sexta-feira, em Braga por 3-0, em jogo da 14.ª jornada do campeonato português de futebol, com golos de Abel Ruiz (2') e Ricardo Horta (32' e 70'). Com esta derrota, o Benfica não conseguiu repor a vantagem pontual para o FC Porto - que venceu o Arouca - e fica agora com cinco pontos de vantagem para os dragões, que ocupam o segundo lugar.

Enzo Fernádez e Otamendi, recém-coroados campeões do mundo pela Argentina, foram titulares num onze do Benfica sem grandes novidades para a visita ao Minho, enquanto nos arsenalistas foi Abel Ruiz a acompanhar Ricardo Horta no ataque, uma dupla que viria a revelar-se muito eficaz.

No regresso da prova após a pausa para a realização do Mundial2022, a equipa lisboeta enfrentou um dos testes mais difíceis à supremacia que tem evidenciado na presente época, na qual não perdeu nenhum dos 28 jogos oficiais, até hoje.

Os minhotos, que foram derrotados nos dois últimos encontros em casa, construíram a vitória bem cedo, aos dois minutos na sequência de um livre batido por Sequeira. Bah ainda aliviou, mas a bola sobrou para Iuri Medeiros que levantou para a área, onde apareceu Abel Ruiz livre de marcação, na cara de Odysseas, a inaugurar o marcador.

O SC Braga foi controlando a partida nos primeiros minutos e, pouco depois da meia-hora, aumentou a vantagem, com Ricardo Horta a começar e a acabar a jogada. O internacional português - que interessa ao Benfica -recebeu a bola de Abel Ruiz e atirou a contar. Odysseas ainda tentou defender, sem sucesso, perante a passividade da defesa encarnada.

Veja as melhores imagens do encontro

No segundo tempo, os encarnados ainda tentaram dar a volta ao marcador, o jogo ficou mais faltoso, mas quem bisou foi mesmo Ricardo Horta. Aos 70', num passe longo de Matheus, Iuri Medeiros ganhou na corrida a Bah e ofereceu a bola a Horta, que só teve de encostar pois a defesa do Benfica foi apanhada desprevenida.Logo depois, Musa colocou a bola na baliza bracarense, mas o lance foi invalidado, isto porque o avançado croata estava adiantado no momento do passe.
Apesar das alterações operadas por Roger Schmidt, e com três golos de desvantagem, o Benfica não conseguiu alterar o desfecho do encontro. Apesar da insistência, os encarnados debateram-se com um SC Braga muito inteligente, desde a defesa até ao ataque.

No regresso do campeonato após a pausa para a realização do Mundial2022, o Benfica viu quebrada a sua invencibilidade, depois de 28 jogos oficiais sem perder, e soma 37 pontos, tendo o segundo classificado, o FC Porto, a cinco.

Veja o resumo do jogo em vídeo