Após a derrota por 2-0 diante do FC Porto, o treinador do Rio Ave, Luís Freire admitiu que a equipa rioavista não começou bem, sofrendo o golo no primeiro minuto. Daí em diante, o técnico afirmou que a equipa teve muita dificuldade em se encontrar.

"Há mérito do FC Porto e demérito nosso porque sofremos um golo muito cedo. É muito complicado para nós entrar num jogo em que sofremos cedo no Dragão. A perder 1-0 logo no início, frente ao FC Porto, é muito difícil. O FC Porto explorou muito bem os espaços. Nunca nos encontramos. Quando sofremos, a estratégia falhou, o treinador falhou, os jogadores falharam. Tentámos colocar algumas cabeças frescas em jogo. Com menos um no Dragão aos 43 minutos, foi apelar muito ao espírito de equipa. Acredito que o grupo está pronto para lutar na adversidade, foi isso que apelei ao intervalo", afirmou Luís Freire.

O treinador dos vilacondenses gostou muito mais do desempenho da sua equipa na segunda parte, onde os jogadores mostraram mais resiliência.

"Tínhamos de mostrar que estamos unidos e penso que na segunda parte conseguimos mostrar isso. Não conseguimos implementar, nem de perto nem de longe, o nosso jogo na primeira parte. Os jogadores foram responsáveis, tiveram ligados até ao fim e não sofremos golos na segunda parte com menos um. Não fomos goleados hoje, em Alvalade ficou 3-1. Na segunda parte demos uma imagem de uma equipa que na adversidade sabe lutar e defender junta e isso é positivo e interessante"

O guarda-redes Jonathan, um dos melhores em campo, distribuiu o mérito da sua exibição a toda a equipa. O guardião brasileiro acredita que a equipa conseguirá levar para o próximo jogo o que de bom conseguiu fazer no Dragão.

"Fico feliz por ajudar o Rio Ave. Jogámos 50 minutos com um a menos e conseguimos não sofrer golo. Não é só mérito meu, é de toda a equipa. Dedicação, personalidade e vontade de honrar esta camisola, que merece todo o respeito. Sabemos que jogar aqui já não é fácil, onze contra onze, ainda para mais, com um jogador a menos. O jogo ficou mais difícil, mas temos de ser responsáveis e cobrar mais os jogadores. Há muitos jogadores novos, com a renovação que o Rio Ave tem feito, mas estamos no início do campeonato. Vamos tentar levar para o próximo jogo o que fizemos de bom neste e melhorar", afirmou o guarda-redes.

Jonathan esteve sempre muito interventivo na partida, chamando à atenção dos colegas, e sublinhou que o Rio Ave precisa de ser uma equipa mais ligada.

"A responsabilidade é de cada um, temos de entrar mais ligados. Sabemos que estes jogos não são fáceis, são decididos nos detalhes, por isso, temos de nos cobrar mais individual e coletivamente. A parte boa é a dedicação de cada um. Quem entrou, tentou ajudar. Fizemos uma boa partida. Infelizmente, o resultado não foi bom, mas podia ter sido pior. Agora, é pensar no próximo jogo".