Dois golos de Jefferson a meio da segunda parte valeram ao Moreirense uma surpreendente e importante vitória por 2-1 em Barcelos, no terreno do 5.º classificado Gil Vicente, em partida que abriu a 29.ª jornada da I Liga. Um triunfo ainda mais assinalável, visto que a turma de Moreira de Cónegos se viu reduzida a dez jogadores no arranque da segunda parte, com o resultado ainda em branco.
Depois de uma primeira parte com alguns (poucos) lances de perigo junto das duas balizas, o intervalo chegou com o nulo a persistir no marcador. E a segunda parte não começou nada bem para o Moreirense: aos 47 minutos, Fábio Pacheco foi expulso depois de derrubar Fran Navarro em falta quando este seguia sozinho para a baliza de Pasinato, Nuno Almeida exibiu o vermelho direto.
Pensou-se que os visitantes iriam acusar a inferioridade numérica, mas foram eles a marcar...e por duas vezes. Aos 61 minutos, grande trabalho de Derik, a aguentar a pressão de Samuel Lino e a conseguir cruzar atrasado para o remate de Jefferson Júnior para o fundo da baliza gilista. E aos 74 Jefferson bisou, com um grande golo. Depois de receber de Derik, rematou de fora da área e a bola entrou junto ao ângulo, a bater Frelih.
O Gil Vicente reagiu, conseguiu reduzir a desvantagem no minuto 89, por Samuel Lino, e no último dos dez minutos de desconto do segundo tempo chegou a pensar que iria dispor de uma grande penalidade. Nuno Almeida assinalou penálti, por mão de Artur Jorge, defesa do Moreirense, na sua grande área, mas depois de análise VAR o lance foi invalidado por fora de jogo do jogador que efetuou o cruzamento. Pouco depois ouviu-se o apito final e o Moreirense levou mesmo os três pontos.
Com este triunfo, o Moreirense, que não vencia há sete jogos (seis derrotas e um empate), sobe provisoriamente ao 17.º e penúltimo lugar, com 23 pontos, mais dois que o Belenenses SAD, que tem menos um jogo, e a três da ‘salvação’, enquanto o Gil Vicente, que somou a segunda derrota consecutiva e só ganhou um dos últimos seis jogos, é quinto, com 46.
Comentários