Morreu, este domingo, Alexandre Baptista, antigo futebolista do Sporting e da Seleção A de Portugal.

José Alexandre da Silva Baptista fez toda a sua carreira no Sporting, onde conquistou, como futebolista sénior, dois campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e a Taça dos Vencedores das Taças, em 1964, após uma dupla final com o MTK da Hungria.

Representou ainda a Seleção A de Portugal em 11 ocasiões, tendo sido titular absoluto durante a fase final do Campeonato do Mundo de 1966, onde Portugal terminou no 3.º lugar.

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, lamenta a perda de "um grande senhor do futebol"

"Alexandre Baptista foi uma das maiores figuras do futebol do Sporting e um dos grandes senhores do futebol português. Defesa central de qualidade requintada e homem de grande caráter, Alexandre Baptista foi um ‘gentleman’ dentro e fora do campo.

Ganhou a Taça dos Vencedores das Taças em 1964, coroando um trajeto brilhante que incluiu aquela que continua a ser a maior goleada registada nas competições europeias (16-1 com o Apoel) e eliminatória histórica com o Manchester United. Alexandre Baptista, além dos títulos nacionais, representou a Equipa das Quinas e foi um dos Magriços da grande aventura no Mundial de 1966 que terminou com o 3.º lugar, ainda hoje a melhor classificação de sempre de Portugal num Campeonato do Mundo.

É já com saudade que recordo Alexandre Baptista, lamentando o seu desaparecimento e deixando as minhas sentidas condolências aos seus familiares, amigos e ao Sporting CP", pode-ser ler numa nota publicada no site da FPF

A FPF decretou um minuto de silêncio em todos os jogos das suas competições a partir de amanhã e até domingo, dia 10 de março de 2024. Antes do encontro desta tarde entre o Sporting e o Farense, da 24.ª ronda da I Liga, respeitou-se um minuto de silêncio em Alvalade, em sua homagem.