Concluída a jornada 29 da Primeira Liga, o destaque vai para o facto do Sporting, aproveitando o empate do SC Braga, ter agora três pontos de avanço sobre a equipa minhota. Já o Benfica sofreu para vencer no Bonfim (2-1), mas conseguiu manter a liderança isolada do campeonato.
Os ‘encarnados’ lideram com mais um ponto do que os ‘portistas’, que este domingo recebeu e venceu o Desportivo das Aves (2-0), deixando antever um clássico entusiasmante no próximo fim de semana. No mesmo dia, o Sporting bateu o Paços de Ferreira, também por 2-0.
Na próxima jornada, muita coisa poderá ficar definida no que toca à corrida ao título. Benfica e FC Porto medem forças no próximo dia 15 de abril, na Luz, pelo que esta é a oportunidade ideal para ganhar terreno ao respetivo adversário. Mais tarde nesse dia, o Sporting joga em Belém, terreno onde 'águias' e 'dragões' já perderam pontos esta temporada.
O mês de abril, de resto, promete ser complicado para os ‘portistas’. À visita ao Estádio da Luz, junta-se uma viagem ao Funchal, apenas duas semanas depois, para defrontar o Marítimo, terreno onde o FC Porto tem tido muitas dificuldades nos últimos anos.
A última vitória do FC Porto no Caldeirão remonta à temporada 2011/2012, quando venceram por 2-0. Seguiram-se três empates (todos por 1-1) e duas derrotas (ambas por 1-0). Antes da deslocação à Madeira, há a receção ao Desportivo das Aves – ‘dragões’ empataram 1-1 na primeira volta – e ao Vitória de Setúbal.
Em maio, mês onde se decide o campeonato, o FC Porto recebe o Feirense e desloca-se a Guimarães no fecho do campeonato.
Benfica mantém liderança, mas tem dois jogos frente a FC Porto e Sporting
Até final da temporada, o Benfica tem pela frente dois encontros de dificuldade elevada. O primeiro é a receção ao FC Porto, jogo no qual pode dar aumentar para quatro pontos a vantagem sobre os ‘portistas’.
O segundo encontro de grau de dificuldade elevada é a sempre complicada deslocação ao terreno do Sporting, na penúltima ronda do campeonato.
Sporting praticamente afastado do campeonato
Depois da deslocação ao terreno do Belenenses, segue-se um encontro em casa com o Boavista e uma partida fora contra o Portimonense.
Na penúltima jornada do campeonato haverá um dérbi com o Benfica no estádio de Alvalade e a finalizar, o Sporting desloca-se aos Barreiros para defrontar o Marítimo.
Contas feitas, FC Porto e Benfica são as equipas que estão mais próximas de conquistaram o título de campeão nacional no mês de maio, sendo que o Sporting não pode ser excluído desta corrida, apesar de ter pela frente uma missão quase impossível.
Confira o que falta jogar a FC Porto, Benfica e Sporting
FC Porto: Benfica (fora), V. Setúbal (casa), Marítimo (fora), Feirense (casa), V. Guimarães (fora);
Benfica: FC Porto (casa), Estoril (fora), Tondela (casa), Sporting (fora), Moreirense (casa);
Sporting: Belenenses (fora), Boavista (casa), Portimonense (fora), Benfica (casa), Marítimo (fora);
Comentários