O defesa-central João Marcelo foi contratado em definitivo pelo Cruzeiro ao FC Porto, anunciou hoje o sexto colocado do campeonato brasileiro de futebol, exercendo a cláusula de compra prevista no acordo de empréstimo.

Numa nota publicada nas redes sociais, o clube de Belo Horizonte detalha que o jogador brasileiro rubricou um contrato válido por quatro épocas e meia, até dezembro de 2028, finalizando a sua ligação ao terceiro classificado da edição 2023/24 da I Liga portuguesa.

João Marcelo, de 23 anos, fez 24 partidas ao serviço do Cruzeiro desde agosto de 2023, altura em que foi cedido pelo FC Porto, cuja equipa principal tinha representado em duas ocasiões, por entre 12 golos e uma assistência em 81 jogos com o conjunto B, da II Liga.

Ligado aos ‘azuis e brancos’ desde 2020, quando chegou por empréstimo do Tombense, do terceiro escalão brasileiro, o defesa impôs-se habitualmente como o quinto central do plantel de Sérgio Conceição e participou na conquista da Taça de Portugal em 2021/22.

De acordo com a imprensa, o Cruzeiro pagou 1,5 milhões de euros (ME) pela transação definitiva de João Marcelo, que é a primeira saída concretizada pelo FC Porto no defeso.