
Sporting e SC Braga empataram a um golo em Alvalade em encontro da 8.ª jornada da I Liga 25/26.
Um golo do colombiano Luis Suárez aos 19 minutos parecia destinado a dar três suados pontos aos bicampeões nacionais, mas o conjunto minhoto, que ameaçou por várias vezes o empate ao longo dos segundos 45 minutos, chegou mesmo à igualdade mesmo ao cair do pano, numa grande penalidade transformada por Zalazar.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
Quenda ameaça, Suárez marca
No Sporting, Rui Borges fez regressar os titulares que não jogaram de início na derrota em Nápoles, enquanto no SC Braga não mexeu muito em relação à equipa que ganhou ao Celtic em Glasgow. E foram os leões a criar perigo praticamente no primeiro lance do encontro, com Geovany Quenda a trabalhar bem na direita, a fletir para dentro e a rematar a meia altura para defesa apertada de Srniceck.
O SC Braga, porém, não se amedrontou e os minutos iniciais foram divididos, com ambas as equipas a conseguirem chegar perto das áreas adversárias, mas sem criarem real perigo.
Mas foi mesmo o Sporting que marcou, na segunda verdadeira oportunidade que criou. Excelente jogada de Pedro Gonçalves, que driblou um adversário e cruzou para o interior da área. A bola ainda desviou num defesa contrário mas, oportuno, Luis Suárez chegou primeiro à bola, perante a passividade da defesa do SC Braga, tocou no esférico e fez com que este, lentamente, entrasse mesmo para o fundo das redes.
Braga tenta responder
O SC Braga não pareceu acusar e Leonardo Lelo rematou , vindo de trás, rematou a rasar a barra pouco depois, mas havia fora de jogo. Ainda assim, os minhotos instalaram-se no meio-campo leonino nos minutos que se seguiram.
Embora remetida ao seu meio-campo durante largos minutos, a defesa do Sporting ia conseguindo impedir que o SC Braga assustasse Rui Silva, que só em cima do minuto 45 teve trabalho, com Ricardo Horta a receber na grande área leonina e a rematar em esforço para defesa segura do guardião dos da casa.
Pouco depois, na sequência de um livre, Niakaté cabeceou por cima e em contra-ataque, num raro ataque do Sporting após o golo, Pedro Gonçalves, com um remate em jeito, de trivela, atirou ao lado, no derradeiro lance do primeiro tempo.
Minhotos entram com tudo no segundo tempo
O SC Braga regressou com uma alteração para a segunda parte, com a entrar para o lugar de , e logo a abrir criaram perigo. Vítor Carvalho antecipou-se à defesa leonina e cabeceou ligeiramente ao lado do poste. Os minhotos continuavam a mandar no jogo, mas o Sporting até podia ter feito o 2-0. Boa jogada de Luis Suárez, a desmarcar Pedro Gonçalves e este, sem ângulo para o remate, tenta servir Vagiannidis ao segundo poste, mas em esforço o grego cabeceou ao lado.
Apesar desse lance, os visitantes continuaram a mandar no jogo, em busca do empate, e aos 54 minutos beneficiaram de uma enorme ocasião de golo. Lelo chegou a um cruzamento de Zalazar, mas Rui Silva defender de forma espetacular.
Os lances de perigo dos minhotos sucediam-se e perante a passividade da defesa do Sporting Zalazar rematou de longe aos 58 miuntos, fazendo a bola passar perto da baliza de Rui Silva, e o mesmo Zalazar testou os reflexos de Rui Silva aos 70 minutos, com o guarda-redes verde e branco a defender para canto.
Empate mesmo ao cair do pano
Os minutos iam passando e à entrada para o quarto de hora final o Sporting conseguiu enfim começar a respirar, afastando a forte pressão minhota, ao conseguir ter bola no meio-campo contrário, criando alguns lances de perigo em transições rápidas. O recém-entrado Alisson Santos ficou perto de elevar para 2-0 com um excelente remate de pé direito que saiu a rasar a baliza de Hornicek e logo a seguir outro homem vindo do banco, Ioannidis, a passe de Maxi Araújo, ficou também perto de marcar.
Os minutos iam passando e, com o Braga a criar agora menos perigo, parecia que os leões iam mesmo segurar os três pontos. Só que, já nos descontos, no seguimento de um pontapé de canto, o árbitro da partida foi chamado pelo VAR para rever um lance. Hjulmand tinha puxado a camisola de um adversário na área. Grande penalidade a beneficiar o SC Braga, que Zalazar converteu, ditando o 1-1 final.
Alisson Santos ainda teve nos pés uma boa oportunidade para recolocar o Sporting na frente, mas atirou por cima e a equipa de Rui Borges acabou mesmo por voltar a ceder pontos em Alvalade, depois da derrota com o FC Porto.
Comentários