À medida que se contam os dias para o final da I Liga, vão-se fazendo contas e previsões sobre quem vai representar Portugal nas provas da UEFA na próxima temporada.
Já é sabido que a partir de 2024/25, teremos menos uma equipa nas provas da UEFA, depois de perdermos o 6.º posto do ranking para os Países Baixos. Assim, Portugal terá apenas duas equipas na Liga dos Campeões em 2024/25, com o campeão nacional a ter entrada direta e o 2.º colocado a ter de passar duas eliminatórias para lá chegar.
Mas, até lá, ainda dá para ter três representantes lusos na Champions da próxima época, se o terceiro colocado passar por duas eliminatórias.
Neste momento, parece claro que Benfica, FC Porto e SC Braga são as equipas melhor posicionadas para entrar na Champions da próxima época, uma vez que o Sporting, 4.º colocado, tem menos sete pontos que os minhotos, menos nove que os azuis e brancos e menos 13 que o líder Benfica, quando faltam cinco rondas para o final.
Ou seja, o título será discutido entre águias, dragões e arsenalistas.
Leão entre Liga Europa e Liga Conferência… à espera da ajuda de Braga e FC Porto
O Sporting poderá beneficiar da ajuda do FC Porto e do Braga para entrar na Liga Europa. Os leões têm 13 pontos sobre o Arouca, o 5.º colocado, pelo que muito dificilmente irão terminar abaixo do lugar onde estão. O problema é que pode não ser suficiente para ir à Liga Europa.
Para tal, o Famalicão, que defronta o FC Porto nas meias-finais da Taça de Portugal, não pode vencer a prova rainha do futebol nacional. Se os famalicenses eliminarem os dragões nas meias-finais e baterem o Braga na final do Jamor, serão os representantes de Portugal na Liga Europa com entrada direta na fase de grupos, relegando assim o Sporting para a terceira pré-eliminatória da Liga Conferência.
Essa situação hipotética impediria o 6.º colocado de se apurar para as provas da UEFA em 2022/24.
Se o FC Porto eliminar o Famalicão e disputar a final Taça de Portugal com o SC Braga, então o 6.º colocado da I Liga (ocupado agora pelo Famalicão) apurar-se-á para as provas da UEFA, com entrada na segunda pré-eliminatória da prova. Desta forma, o 5.º lugar, ocupado agora pelo Arouca, começaria a disputar o acesso à Liga Conferência na terceira pré-eliminatória.
Luta intensa pela Liga Conferência
Das formações que ainda espreitam por um lugar nas provas da UEFA da próxima época, o Arouca parece ser a equipa melhor posicionada para garantir o 5.º posto. Os arouquenses têm 48 pontos, mais seis que o Famalicão, 6.º, e mais sete que o Vitória Sport Clube, 7.º colocado. Mas Vizela (39 pontos), Casa Pia (39 pontos) também sonham com a Europa. GD Chaves (37 pontos) e Boavista (37 pontos) também podem lá chegar.
Nos cinco jogos que faltam, o Arouca recebe o FC Porto e GD Chaves e joga fora com Rio Ave, Estoril e Portimonense.
O Famalicão é o emblema que está melhor posicionado para ficar com a última vaga europeia. Melhor seria vencer a Taça de Portugal (eliminar o FC Porto nas meias-finais a duas mãos e depois bater o Braga no Jamor) até porque, ao contrário de outros anos, o finalista vencido das Taças já não se apura para as provas da UEFA se tiver falhado o apuramento via campeonato e se o vencedor das Taças conseguir uma vaga via Liga dos Campeões.
Com 42 pontos e a atravessar uma boa fase, os famalicenses terão de enfrentar um calendário complicado até ao final: recebem FC Porto e GD Chaves e jogam fora com Sporting, Rio Ave e Vizela.
O Vitória Sport Clube esteve durante várias rondas no 5.º lugar mas as cinco derrotas e um empate nos últimos seis jogos fizeram a equipa de Moreno Teixeira cair e muito na tabela. Com 41 pontos, no 7.º posto, os conquistadores vão receber Vizela e Gil Vicente e jogam fora com Marítimo, Rio Ave e FC Porto, nos cinco jogos que faltam.
A tarefa do Vizela para chegar aos lugares europeus é mais complicada. Com 39 pontos, os vizelenses têm confrontos diretos com o Vitória Sport Clube fora de portas e Famalicão em casa, além do jogo com o Marítimo na Madeira. Em casa recebem o Paços de Ferreira e o Sporting.
Com os mesmos 39 pontos e no 9.º lugar está o Casa Pia, também à espreita de uma oportunidade para ir à Europa. Os gansos terão de vencer GD Chaves, FC Porto e Gil Vicente fora e Estoril e Portimonense em casa e esperar pelas escorregadelas de quem vai à frente para chegar mais a frente.
Resumindo, neste momento, há fortes hipóteses de Benfica como campeão e FC Porto como segundo colocado entrarem diretamente na fase de grupos da Champions e de o Braga disputar uma eliminatória e depois um play-off para tentar seguir águias e dragões.
O quarto lugar do Sporting deverá dar para fase de grupos da Liga Europa se Braga ou FC Porto se apurarem para a Champions e um deles vencer a Taça de Portugal. Neste caso, quem terminar em 5.º entra na terceira pré-eliminatória da Liga Conferência, o 6.º colocado começaria na eliminatória anterior, a 3.ª, da terceira prova de clubes da UEFA.
Se o Famalicão vencer a Taça de Portugal, o Sporting entrará na terceira pré-eliminatória da Liga Conferência como quarto colocado e o 5.º colocado, na posse do Arouca à passagem da 29.ª ronda, entra na segunda eliminatória da Liga Conferência.
Comentários