O treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, disse hoje ainda acreditar no quarto lugar da I Liga de futebol, o que lhe permitiria o acesso direto à fase de grupos da Liga Europa de futebol.

Depois do triunfo sobre o Sporting de Braga na jornada anterior (1-0), que colocou o Vitória a sete pontos de distância do rival, mas com vantagem no confronto direto, ficar em quarto lugar e evitar começar a época mais cedo para fazer a pré-eliminatória e, eventualmente, o ‘play-off’ da Liga Europa, é ainda um objetivo, assumiu o técnico.

“Eu quero que as equipas que estejam acima percam sempre pontos, continuamos a olhar para cima, é sempre esse o discurso até ser possível. Vamos tentar, há pontos para disputar, fases boas e más das equipas e pode acontecer, mas para isso temos de estar preparados, se há coisa que não gosto é lamentar-me no final”, disse.

O Vitória desloca-se ao terreno do Rio Ave no sábado, em jogo da 30.ª jornada da I Liga, e o treinador espera dificuldades, mas quer dar continuidade ao triunfo alcançado no ‘clássico’ minhoto.

"O Rio Ave é uma equipa de qualidade, que se reforçou muito no início de época para se preparar para uma prova exigente como é a fase de grupos da Liga Europa e, apesar de ter alguns jogadores limitados, como todas as equipas, espero um jogo muito difícil porque jogar em Vila do Conde é sempre muito complicado", anteviu.

Elogiou o treinador adversário, Pedro Martins, e considerou que o Rio Ave é uma equipa que "joga bem" e que quer ganhar ao Vitória, mas o treinador quer "dar continuidade" ao último jogo.

"Nós também temos a nossa grande ambição e queremos somar três pontos, reforçar a vitória do fim de semana passado. E dar valor a essa vitória é continuar com outra", disse.

Um triunfo sobre o rival de Braga é sempre importante e pode ter devolvido alguma da confiança perdida pela segunda volta até então menos conseguida.

"As vitórias trazem sempre confiança e não é uma vitória sobre o Braga que nos faz ganhar nada no campeonato. O que me agradou é que a nossa estratégia resultou.

E quando há uma coincidência entre o que se planeia e o que se concretiza a confiança aumenta. O jogo foi muito bem ganho, os jogadores foram fantásticos, interpretaram o que estava delineado e isso deu-nos uma maior dose de confiança", admitiu.

O avançado Tomané, castigado, é baixa garantida, enquanto o defesa central Josué, que partiu um osso do nariz num dos últimos treinos esta semana, está em dúvida.

"Vamos gerir [a situação de Jousé] da mesma forma que as outras: se tiver que jogar, jogará porque sentimos que está em condições para isso, se não for essa a opção, qualquer dos jogadores que tem vindo a jogar deu conta do recado e estamos descansados em relação a isso", disse.

Vitória de Guimarães, quinto classificado, com 46 pontos, e Rio Ave, oitavo, com 38, defrontam-se no sábado, às 20h15, no estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde, com arbitragem de Manuel Mota, de Braga.