O regresso do defesa Rafa Soares após um empréstimo de ano e meio aos espanhóis do Eibar é a principal novidade do Vitória de Guimarães, da I Liga portuguesa de futebol, que iniciou hoje a época 2021/22.
Ligado aos vimaranenses desde a temporada 2018/19, o lateral esquerdo cumpriu 28 jogos em Espanha desde janeiro de 2020 e foi um dos 29 elementos que se apresentou às 07:30 de hoje na academia vitoriana, para os habituais exames médicos que marcam o começo de uma nova temporada.
"Arrancou esta sexta-feira a temporada 2021/22 do Vitória SC. Jogadores, equipa técnica e ‘staff' apresentaram-se na academia às 07:30 para a realização de testes [à] covid-19 e de análises clínicas, iniciando dessa forma o programa de um dia marcado por exames e testes físicos e que se prolonga a este sábado", lê-se na nota publicada no sítio oficial dos minhotos.
O plantel provisório às ordens de Pepa, treinador que trocou o Paços de Ferreira pelo Vitória para esta época, integra ainda 10 atletas que representaram a equipa B ou a equipa sub-23 em 2020/21: os guarda-redes Celton Biai e Antal Bencze, os defesas Maga, Miguel Magalhães, Afonso Freitas e João Mendes, os médios Tomás Händel, Dani Silva e Guilherme Guedes e o avançado Herculano.
O grupo inclui ainda 18 jogadores que realizaram encontros oficiais pela equipa principal dos vimaranenses na temporada transata: os guarda-redes Bruno Varela e Matous Trmal, os defesas Sacko, André Amaro, Jorge Fernandes, Abdul Mumin, Sílvio e Hélder Sá, os médios André André, Janvier, Joseph e André Almeida e ainda os avançados Rochinha, Quaresma, Rúben Lameiras, Marcus Edwards, Bruno Duarte e Oscar Estupiñán.
Já os guarda-redes Jhonatan e Nicolas Tié, os defesas Zié Ouattara e Suliman, os médios Dénis Poha, Miguel Luís e Jacob Maddox e os avançados Noah Holm e Lyle Foster ainda integram os quadros do Vitória, mas estão de fora do plantel, enquanto o lateral esquerdo Gideon Mensah já foi devolvido aos austríacos do Red Bull Salzburgo e o médio Wakaso terminou o contrato que o ligava ao emblema nortenho.
Também os alemães Jonas Carls, Yann Bisseck e Abouchabaka, que jogaram pela equipa B na época passada, já deixaram Guimarães.
Já os centrais Pedro Henrique, que, na época passada, esteve emprestado ao Al-Wehda, da Arábia Saudita, e Frederico Venâncio, que jogou nos espanhóis do Lugo, não regressaram ao Vitória, pelo menos para o início da época.
Segundo a nota publicada no sítio oficial, o clube de Guimarães vai cumprir o estágio de pré-temporada em Tróia, no distrito de Setúbal, entre 04 e 10 de julho, e tem agendados seis ‘ensaios' de preparação para a época que começa no fim de semana de 24 e 25 de julho, com a Taça da Liga.
Os vitorianos preveem defrontar o Feirense, da II Liga, em 03 de julho, o Sporting B, da Liga 3, em 07 de julho, o Mafra (II Liga), em 10 de julho, os primodivisionários Boavista, em 14 de julho, e Gil Vicente, em 17 de julho, bem como o Vitória B, da Liga 3, em 21 de julho.
Plantel provisório Vitória de Guimarães para 2021/22:
- Guarda-redes: Bruno Varela, Matous Trmal, Celton Biai (ex-equipa B) e Antal Bencze (ex-equipa sub-23).
- Defesas: Sacko, Maga (ex-equipa B), Miguel Magalhães (ex-equipa sub-23), Jorge Fernandes, Abdul Mumin, André Amaro, Afonso Freitas (ex-equipa B), Sílvio, Rafa Soares (ex-Eibar, Esp), Hélder Sá e João Mendes (ex-equipa B).
- Médios: Tomás Händel, Guilherme Guedes, Joseph, André André, André Almeida, Janvier e Dani Silva.
- Avançados: Quaresma, Rúben Lameiras, Rochinha, Marcus Edwards, Oscar Estupiñán, Bruno Duarte e Herculano.
Treinador: Pepa.
Saíram: Jhonatan, Nicolas Tié, Zié Ouattara, Suliman, Gideon Mensah (Red Bull Salzburgo, Aut), Wakaso, Dénis Poha, Miguel Luís, Maddox, Lyle Foster e Hoah Holm.
Comentários