Por esta ninguém esperava! O Rio Ave protagonizou uma grande surpresa na apresentação aos sócios, que se realizou esta manhã, revelando a contratação de Tiago Morais num negócio de empréstimo feito com o Lille, com opção de compra.
Meio ano depois de ter saído do também primodivisionário Boavista para assinar pelos ‘dogues’, então treinados pelo português Paulo Fonseca, o extremo voltou a Portugal e ficará vinculado por uma temporada aos vila-condenses, que contam com 25 jogadores.
Tiago Morais, de 20 anos, foi mesmo o último a desfilar antes do duelo de apresentação com o Santa Clara no relvado do Estádio do Rio Ave FC, tornando-se o 10.º reforço da equipa de Luís Freire, que tem mexido nos diversos setores na janela de transferências.
O ala direito João Tomé (ex-Benfica B) e o lateral esquerdo cipriota Georgios Okkas (ex-Fulham sub-21, Inglaterra) reforçaram a defesa a título definitivo, ao passo que o central anglo-marfinense Jonathan Panzo está emprestado pelos ingleses do Nottingham Forest.
No meio-campo, o costa-riquenho Brandon Aguilera cessou o vínculo aos ‘tricky trees’ e João Novais deixou os turcos do Alanyaspor para regressar ao Rio Ave seis anos depois.
O ataque tem sido o setor mais movimentado na janela de verão, já que captou o alemão Ole Pohlmann, contratado ao vice-campeão europeu Borussia Dortmund, Kiko Bondoso, emprestado pelo campeão israelita Maccabi Telavive, o israelita Karem Zoabi, ex-Hapoel Katamon, e o nigeriano Chukwudi Igbokwe, proveniente da equipa B dos belgas do Gent.
Luís Freire parte para a quarta temporada seguida no comando técnico do Rio Ave, que mantém 10 jogadores da época passada e acionou as cláusulas de opção de compra do guarda-redes polaco Cezary Miszta (ex-Legia Varsóvia), do ala esquerdo grego Marious Vrousai (ex-Olympiacos) e do extremo esquerdo neerlandês Amine Rehmi (ex-TOP Oss).
O defesa esquerdo luso-georgiano Jorge Karseladze fixou-se na conjunto principal, após uma época dividida entre os sub-23 e os sub-19, tal como o central francês Lomboto, que estava cedido à Oliveirense, ficando por resolver o futuro do ‘guardião’ brasileiro Magrão.
De saída estão 16 atletas, com destaque para os influentes Costinha (Olympiacos), Joca (Wuhan Three Towns), Yakubu Aziz (Shimizu S-Pulse) ou Emmanuel Boateng, além dos ‘veteranos’ Adrien e Ukra, que cessou uma carreira de 17 épocas no futebol profissional.
Duas semanas antes do início da pré-época, o Rio Ave constituiu formalmente uma SAD, que é liderada pelo empresário israelita Boaz Toshav por indicação do homólogo grego Evangelos Marinakis, cujo investimento de quase 20 milhões de euros (ME) lhe permitiu assegurar 80% do capital social da sociedade, com os restantes 20% na posse do clube.
Marinakis já era proprietário dos gregos do Olympiacos, detentores da Liga Conferência Europa, e do Nottingham Forest, da Premier League, comandado pelo português Nuno Espírito Santo, que iniciou a carreira de treinador principal em Vila do Conde há 12 anos.
O Rio Ave começou a defrontar o recém-promovido Santa Clara, campeão da II Liga em 2023/24, às 11:40, no Estádio do Rio Ave FC, no quinto jogo de preparação para a nova época, após cinco dias de estágio em Melgaço, concelho do distrito de Viana do Castelo.
Os vila-condenses iniciarão a 30.ª presença, e terceira seguida, na I Liga com uma visita ao campeão nacional Sporting em 09 de agosto, no encontro de abertura da 91.ª edição.
Plantel provisório do Rio Ave para 2024/25:
Guarda-redes: Jhonatan e Cezary Miszta (ex-Legia Varsóvia, Pol).
Defesa: Marious Vrousai (ex-Olympiacos, Gre), João Tomé (ex-Benfica B), Aderllan Santos, Renato Pantalon, Miguel Nóbrega, Patrick William, Jonathan Panzo (ex-Nottingham Forest, Ing), Georgios Okkas (ex-Fulham sub-21, Ing), Julien Lomboto (ex-Oliveirense), Hélder Sá e Jorge Karseladze (ex-Rio Ave sub-23).
Médios: Vítor Gomes, Amine Oudrhiri, João Novais (ex-Alanyaspor, Tur), Brandon Aguilera (ex-Nottingham Forest, Ing) e João Graça.
Avançados: Fábio Ronaldo, Kiko Bondoso (ex-Maccabi Telavive, Isr), Tiago Morais (ex-Lille, Fra), Amine Rehmi (TOP Oss, Hol), Ole Pohlmann (ex-Borussia Dortmund, Ale), Chukwudi Igbokwe (ex-Gent B, Bel) e Karem Zoabi (ex-Hapoel Katamon Jerusalém, Isr).
Treinador: Luís Freire.
Comentários