O treinador do Benfica, Rui Vitória, fez este sábado a antevisão do 'clássico' da 5ª jornada contra o FC Porto, e garantiu que a equipa encarnada está preparada para ir à luta pelos três pontos na casa do grande rival.
Na conferência de imprensa antes do jogo com o FC Porto, Rui Vitória admitiu que os 'clássicos' são jogos diferentes pelo mediatismo e história que acarretam, mas que apesar disso o Benfica encara todos os jogos do campeonato da mesma maneira.
"Um jogo 'clássico' é um jogo bom que queremos jogar, em que os jogadores gostam de jogar, pois todos gostam de ter este tipo de jogos. Nós naturalmente que temos o máximo de respeito por todos os jogos do nosso campeonato, mas como é óbvio, e todos sabemos, que este jogo, até pelo mediatismo que transporta, é um jogo diferente. Acho que as duas equipas se respeitam, acho que as duas equipas sabem o valor uma da outra, acho que vai ser um jogo interessante de seguir, nós vamos ao Dragão com uma ambição imensa, com uma vontade muito grande de ganhar, respeitando naturalmente o valor do adversário, que na minha perspectiva tem uma boa equipa, mas vai ser um jogo muito disputado em que provavelmente os pequenos pormenores poderão fazer a diferença e nós estamos preparados para o jogo", começou por dizer Rui Vitória na conferência de imprensa.
Questionado sobre o impacto que os jogos europeus possam vir a ter no jogo de domingo, o técnico encarnado desvalorizou esse aspecto e lembrou que neste nível clubes como FC Porto e Benfica têm de estar preparados.
"Isto é a vida de um clube como o nosso, e de um clube como o FC Porto, que é jogar sistematicamente com três dias de intervalo, ou dois dias de intervalo, vai ser assim praticamente daqui para a frente, Deus queira que assim seja a época inteira, é um grande sinal, e portanto é para nós o entender isto com muita normalidade. Temos de facto este acréscimo de confiança de fazer oito golos e não sofrer nenhum, mas temos a consciência de que amanhã vai ser um jogo difícil, como normalmente acontece, mas sempre com esta ambição", frisou Rui Vitória.
Sobre a dupla atacante Mitroglou-Jonas, Rui Vitória não abriu o jogo sobre a estratégia para o clássico, e admitiu todos os cenários para a frente de ataque.
"Nós felizmente temos vindo a trabalhar com jogadores que se vão cada vez conhecendo mais. Essa é uma dupla que tem funcionado (Jonas-Mitroglou), vamos ver se amanhã será a mesma ou não. Vamos ver se amanhã jogarão dois ou três ou jogará um desses. Naturalmente que ficará tudo em aberto, mas eu felizmente tenho jogadores que nas microestruturas da equipa se vão ligando cada vez mais, e ficando cada vez mais entrosadas num conhecimento mútuo. E esses dois jogadores têm de facto esse conhecimento aprofundado à medida que o tempo vai passando mais. Mas há mais e o Raúl é um desses jogadores que também joga nessa posição e que está cada vez a ficar melhor", atirou Rui Vitória.
"Sobre o favoritismo, eu acho que tanto nos dérbis, como neste caso nos clássicos, não existe claramente essa história do favoritismo. Nós sabemos que respeitamos o adversário, o FC Porto respeita-nos a nós, sabemos que qualquer resultado pode acontecer, nós estamos preparados para ir ao Dragão jogar e lutar para ganhar. Naturalmente que jogar para 50 mil pessoas, para nós é mais do mesmo, os meus jogadores, ainda neste início de campeonato, temos assistências de forma de relevo, e aproveito para dar uma palavra de grande apreço pelas pessoas que nos têm apoiado e já aproveitando aos quase 3 mil pessoas que nos vão apoiar lá, e que esgotaram logo os bilhetes, e participar naquilo que nós esperamos que seja o nosso sucesso, mas não me parece que haja favoritos aqui. O FC Porto por jogar em casa se sinta com uma ligeira obrigação, mas isso não quer dizer seja favorito, e acho que é 50-50", sentenciou Rui Vitória sobre o favoritismo atribuído ao FC Porto por jogar em casa.
O jogo entre FC Porto e Benfica está agendado para domingo às 19h00.
Comentários