Rui Vitória treinou o Benfica durante três temporadas e meia, período no qual conquistou três campeonatos, uma Taça de Portugal e duas Supertaças. Em entrevista ao 'Onze Mundial', o atual selecionador do Egito falou das maiores conquistas, entre as quais se incluem o lançamento de vários jovens da formação - como João Félix, Renato Sanches e Rúben Dias - e a mudança de um paradigma no nosso país.

"Os títulos são importantes, mas são tão gratificantes como ter lançado esses miúdos. Quando cheguei, disse ao presidente que queria construir o meu plantel deixando espaço para 5 ou 6 jovens das camadas de formação. Isso era algo completamente novo em Portugal, nem o Benfica nem outros grandes clubes tinham esta política de treino e mudámos esse paradigma", afirmou Rui Vitória, acrescentando: "Modéstia à parte, considero que mandámos uma mensagem a Portugal a dizer que se pode ter sucesso desportivo com jogadores da academia. Desde então, todos os outros clubes seguiram este método e se não o segues perdes uma mina de ouro e transferências de milhões", analisou o técnico.

Após a aventura no Benfica, que Rui Vitória considera ser uma experiência que "todos os treinadores deviam experimentar devido á grandeza do clube", seguiu-se o Al Nassr, da Arábia Saudita, experiência que considera positiva.

"Quando saí do clube, o Al Nassr voltou a contactar-me. Havia algumas variáveis que tomei em consideração. Primeiro que tudo, o aspeto financeiro. Somos profissionais com uma família. Depois queria experimentar algo diferente. Juntei esse novo desafio com a realidade e mal cheguei fomos campeões, portanto o título que não consegui no Benfica, consegui na Arábia Saudita. Aliás, foi o último título deles", ressalvou, orgulhosamente.

Atualmente, está com o a seleção do Egito na CAN e considera que há hipótese de vencer a competição, mas afasta a pressão dos seus jogadores. "África tem equipas de nível muito elevado. O Egito faz parte dos grupos dos favoritos, não o podemos negar. Prometemos trabalhar muito e estamos muito confiantes", concluiu.