O Sporting de Braga foi hoje punido com a “sanção de realização de um jogo à porta fechada”, devido ao comportamento racista do público no jogo da terceira jornada da I Liga, em casa do Desportivo das Aves (0-2).

A decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) foi hoje comunicada, com o clube bracarense a ser multado em 22.950 euros.

Na nota, o CD refere que as sanções resultam do processo instaurado “com base no comportamento do público”, no jogo que se realizou em 20 de agosto e que é referido no “relatório da equipa de arbitragem”, liderada por Fábio Veríssimo, da Associação de Leiria.

Os minhotos foram castigados de acordo com o artigo 113.º do Regulamento Disciplinar da Liga.

"Os clubes que promovam, consintam ou tolerem a exibição de faixas, o cântico de slogans racistas ou, em geral, com quaisquer comportamentos que atentem contra a dignidade humana em função da raça, língua, religião ou origem étnica serão punidos com a sanção de realização de jogos à porta fechada a fixar entre o mínimo de um e o máximo de três jogos e, acessoriamente, com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 200 UC e máximo de 1.000 UC", pode-se ler no regulamento.

*Artigo atualizado