Declarações de Roger Schmidt, treinador do Benfica, na antevisão do jogo com o SC Braga, da 31.ª jornada da I Liga.
Análise ao Braga: "Eles estão na luta pelo título, por isso temos um grande jogo à nossa espera. O Braga está a fazer uma temporada excelente, tem qualidade individual, joga um futebol muito atrativo, atacante, e é por isso que está a fazer uma época muito boa. Ainda podem ser campeões e estou à espera de um jogo fantástico em nossa casa. Temos mostrado nas últimas semanas que estamos de regresso, que recuperámos a dinâmica, é uma oportunidade de fazermos um grande jogo diante dos nossos adeptos. É também uma oportunidade de melhorar a nossa posição em relação ao Sp. Braga. Tivemos uma boa semana, estamos preparados para lutar até à última jornada pelo título e amanhã estaremos a postos para defrontar o Sp. Braga."
Como espera bater o Braga? "É jogar à Benfica e acreditar em nós. Já demonstrámos que não interessa o adversáro, tanto nos jogos internacionais como na liga portuguesa tentámos sempre colocar em prática o nosso futebol, respeitando sempre o adversário. Importante é estarmos concentrados no que queremos fazer em campo e estarmos ao melhor nível. Precisamos que os jogadores estejam interligados, precisamos de equilíbrio na defesa. O Braga também é uma boa equipa nas nas transições, mas isso para nós não é nada de novo, já nos deparámos muitas vezes com estas situações. Depende dos duelos individuais, de ganhar as segundas bolas, de na altura certa mostrar qualidade e criar oportunidades para marcar."
Até ao final terá Braga [0-3] e Sporting [2-2], adversários que não venceu na 1.ª volta. Está preocupado? "Não há nada a fazer para mudar os resultados, não vale a pena pensar nesses jogos. Tiveram a sua história mas para amanhã não têm qualquer impacto. Faltam quatro jornadas, temos quatro pontos de vantagem sobre o FC Porto e seis sobre o Braga, é para isso que olho. Para a situação atual. Nesta altura da época, não faz sentido olhar para trás ou estar a pensar no passado. Temos de ser a melhor equipa, no máximo em termos de qualidade. O passado já não interessa."
Musa será titular? Gonçalo Ramos não tem marcado: "Não anunciarei o onze para amanhã, o que posso dizer é que ambos estão em muito boa forma. O Gonçalo marcou contra o FC Porto, para efeitos estatísticos foi dado autogolo, mas para mim o golo é dele. Tem feito uma época fantástica, marcou muitos golos, é um jovem ponta de lança que pela primeira vez tem esta responsabilidade no Benfica. Por vezes há algumas jornadas que não se marca, é normal. Trabalha muito para a equipa e o jogo dele não se resume aos golos, é isso que gosto nele. É importante a nível tático, é assim que olho para tudo. O Musa tem estado muito bem, normalmente joga como suplente, mas tem tido muito impacto. Nas últimas semanas tem também vindo a desenvolver-se, está melhor em alguns pormenores relativamente ao início da temporada. Espero que amanhã esteja preparado para marcar, seja no onze ou a sair do banco."
Benfica mais pressionado por jogar antes do FC Porto? "Vou repetir o que já disse: temos é de estar concentrados nos nossos jogos e não nos outros jogos. O que é decisivo é vencer os nossos jogos, se assim for não poderá haver qualquer interferência. Isso não tem grande impacto."
Ambiente durante a semana: "Os jogadores têm estado muito bem dispostos, vejo muita qualidade, é invulgar termos tantos dias para preparar jogos. Estiveram muito bem nos treinos, estão motivados e cheios de confiança. Não vou revelar o que lhes vou dizer, mas não falo com eles apenas antes dos jogos, falamos de atitude, dos nossos golos, de tudo o que rodeia o clube. Jogos como o de amanhã precisam da experiência de toda a temporada: aprendemos quando ganhamos, quando empatamos e quando perdemos. Felizmente ganhámos a maioria dos nossos jogos, mas penso que todas estas experiências vão congregar-se no que vamos apresentar em campo. Não é com uma palestra que se vence um jogo, tem a ver com motivação, liderança, com nós próprios e com o Benfica. Depois, entramos em campo e tentamos fazer um jogo excelente."
O Benfica recebe o Sporting de Braga no sábado, em partida da 31.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol com início previsto para as 20:30, no Estádio da Luz, em Lisboa, e arbitragem de Luís Godinho (AF Évora).
A equipa orientada por Roger Schmidt vem de duas vitórias consecutivas no campeonato, lidera a classificação com mais quatro pontos do que o FC Porto e mais seis do que o Sporting de Braga, e precisa ‘apenas’ de vencer três dos quatro encontros que restam para sagrar-se campeã nacional 2022/23.
Até ao final da época, os ‘encarnados’ recebem o Sporting de Braga, no sábado, visitam o Portimonense e o Sporting, nas próximas duas jornadas, e fecham a época em casa, frente ao Santa Clara.
Comentários