Depois de erguer a taça de campeão nacional, o FC Porto desloca-se este sábado ao reduto do SC Braga, para a 34.ª e derradeira jornada da I Liga. Na antevisão à partida, Sérgio Conceição não quis tecer comentários sobre o mercado de transferências, mas aproveitou para deixar um recado aos empresários.

Mercado: "Percebi tão bem [a pergunta do jornalista] que não quero responder [risos]. Os portistas estão mais interessados que ganhe amanhã e depois, se possível, fechar mais um título na final da Taça de Portugal".

Exigências à administração sobre o plantel da próxima época: "Aproveito para mandar um recado a todos os empresários e agentes. Já tive a oportunidade de me chatear com um ou com outro, porque andam a mandar jogadores e por aí fora. Chega a este período e vamos recebendo mensagens de agentes, o que é absolutamente normal porque é o trabalho deles, e há como em tudo bons e menos bons, mas aproveito para dizer para não me mandarem. Não vale a pena. Já disse a um ou outro. Não vale a pena. Até ao final da Taça de Portugal não quero aturar ninguém. Não quero estar com ninguém. Não olho para jogadores, não olho para contratos, não olho para absolutamente nada. Porque tenho mais dois jogos a fazer. Era injusto da minha parte estar a preparar um jogo e com a cabeça na próxima época ou numa possível contratação."

Conversas com o presidente: "Não falei com ninguém, não falei nada ainda com ninguém do clube, nomeadamente com o presidente que é a pessoa com quem eu falo e com o engenheiro Luís Gonçalves porque eles sabem como é que eu sou, já me conhecem também e não me vão questionar sobre nada, imaginem os outros ou as outras pessoas de fora que querem propôr isto ou aquilo. Comigo zero. Aproveito para dizer isto publicamente, que vão poupar, com certeza, alguns euros nas mensagens que mandam."

Inquérito dá Conceição como 'obreiro' do título: "Sinceramente, não gosto desse tipo de elogios. Sem qualquer hipocrisia ou demagogia. Há tanta gente que vocês não conhecem que é responsável pelo sucesso. O treinador, para o bem e para o mal, está sempre na berlinda. O presidente é a pessoa mais importante do clube. Eu sou mais um trabalhador do clube. Eu sou mais mediático, é certo, mas há tanta gente desde o tratador da relva que é responsável por este título... roupeiros, departamento médico, de comunicação. É injusto dar esse mérito do título a uma pessoa só. Não o quero, é a minha opinião pessoal."

Melhor jogador do campeonato?: "Foi o FC Porto. Um dia foi o Corona, um dia foi o Alex Telles. Isso depende daquilo que é aos olhos de quem vê e analisa. Eu daria prémios a jogadores diferentes. O Corona foi um jogador importante como tantos outros. Por isso, digo o FC Porto."