Sérgio Conceição renovou contrato com o FC Porto até 2021, anunciou Pinto da Costa há momentos. O anúncio foi feito pelo próprio presidente dos 'dragões', numa cerimónia no Estádio do Dragão, o mesmo local onde o técnico foi anunciado há quase dois anos.
Conceição vê assim o vínculo prolongado por mais uma época, ele que tinha ligação com os 'dragões' até junho de 2020.
"O nosso presente absorve-nos 24 horas por dia mas não nos falta tempo para preparar o futuro. E o futuro do FC Porto tem de ser igual ao do passado recente, de vitórias. Começou neste local quando, há mais de um ano e alguns meses, apresentei aqui o nosso Sérgio Conceição como treinador do FC Porto. Hoje tenho muita alergia e muito orgulho em vos dizer que hoje mesmo o Sérgio Conceição renovou por mais um ano", explicou Pinto da Costa.
Após a apresentação, Sérgio Conceição respondeu às perguntas dos jornalistas. Técnico e presidente confessaram que o acordo ficou fechado de um dia para o outro. Pinto da Costa desvalorizou ainda o facto deste acto ter antecedido o clássico e que o técnico vai estar no clube azul e branco até ele querer.
Veja a bateria de questões ao técnico azul e branco e ao presidente
Renovação
"Estou muito feliz pela confiança do FC Porto e de toda a estrutura. Faltam três meses para completar dois anos como treinador. Tem sido um trajeto muito exigente, muito feliz e apaixonado da minha parte e da parte da equipa técnica. É um orgulho e honra prolongar o contrato. A partir do momento...comigo aqui, continuaria até quando ele desejasse. É a prova da amizade entre os dois. Somos pessoas ambiciosas e é nesta caminhada que vamos tentar dar continuidade àquilo que temos feito".
Até que ponto foi difícil evitar que esse mercado fosse buscar o treinador?
"Foi dificílimo. Falámos ontem à noite e falámos hoje. É que eu e ele não temos tempo a perder. Nós falamos os dois sobre a continuidade. Houve receptividade e hoje assinamos já o contrato".
Resposta de Conceição sobre a possibilidade de sair
"O mercado fica à prova do Olival, o mercado ficou à porta do Dragão, essa questão nem se coloca".
Pediu mais alguma coisa ao Sérgio Conceição?
Pinto da Costa: Pedi-lhe para que não altere a sua maneira de ser, o resto vem por acréscimo".
Objetivo para Sérgio Conceição
"Espero alcançar, jogo a jogo. O objetivo do clube principal é o título de campeão nacional. Por isso é que temos que despachar esta conferência, que temos trabalhar o clássico".
Timing da renovação
Pinto da Costa: "Calhou é o Benfica ser o nosso adversário, se fosse outro, faríamos a cerimónia na mesma".
Pormenores do Contrato
Sérgio Conceição: Eu não discuto dinheiro com o presidente, tenho alguma vergonha de o fazer. O dinheiro não é o mais importante.
É a sua cadeira de sonho?
"É um cadeira em que eu me sinto muito confortável. Hoje cheguei aqui a esta casa com 16 anos, o meu trajeto foi fantástico... Não há palavras para exprimir o agradecimento que tenho pelas pessoas do FC Porto. É um amor verdadeiro. As palavras são banhadas pelo sentimento genuíno. Sendo ou não a cadeira de sonho, o que eu sinto é um agradecimento muito grande e vontade de retribuir com vitórias".
Eu não vim para aprender, vim para ensinar?
"Disse na altura que para muito gente, um clube como o FC Porto tem muito peso, havia alguma desconfiança. Fizeram-me umas questões, dava o intuito que eu vinha aprender. Vinha ensinar, todos nós aprendemos todos os dias...estávamos preparados para o desafio. Não existe qualquer vaidade...temos um grupo de qualidade, juntamente com essa estrutura. Está tudo conjugado para que o sucesso continue nesta casa.
O que pode ensinar mais?
Vamos trabalhando diariamente. Os ensinamentos têm a ver com a nossa postura, a forma como nós queremos ser melhores todos os dias. Obviamente que aprendo todos os dias. Para mim o mais importante são as minhas convições, são aquilo que eu acredito...e assim atingirmos o sucesso".
Sérgio Conceição reconquistou o título de futebol para o FC Porto na estreia, negando o ‘penta’ ao Benfica, e nesta época lidera o campeonato com um ponto de vantagem sobre o rival, que recebe sábado no Dragão, em encontro da 24.ª jornada.
No seu currículo como treinador portista, o ex-internacional luso conta ainda a Supertaça 2017/18, conquistada a abrir a presente temporada, na qual ainda foi finalista vencido da Taça da Liga e está a um ‘passo’ da final da Taça de Portugal.
Em termos europeus, o FC Porto caiu nos oitavos de final da ‘Champions’ em 2017/18 (0-5 em casa e 0-0 fora com o Liverpool) e, em 2018/19, está a disputar a mesma fase, recebendo quarta-feira a Roma, depois de perder por 2-1 em Itália.
No total, como treinador dos portistas, Sérgio Conceição soma 70 vitórias, 14 empates e nove derrotas, em 93 jogos, com 213 golos marcados e 70 sofridos.
Artigo atualizado às 19h14.
Comentários