Depois do duelo para a Supertaça, com a vitória a sorrir ao FC Porto, Sérgio Conceição volta a defrontar o Benfica esta sexta-feira, agora para o campeonato. Cumpridas 13 jornadas, as duas equipas seguem a quatro pontos do Sporting e podem entrar em jogo a sete, uma vez que os 'leões' recebem o Rio Ave antes do clássico no Dragão.
Sérgio Conceição vai encontrar os 'encarnados' pela 19.ª vez na sua carreira como treinador, num histórico de confrontos que começou em 2011/12 com um Olhanense-Benfica, e que tem sido pautado por um grande equilíbrio, apesar do domínio do técnico desde que assumiu o comando do FC Porto.
Conceição soma assim um total de oito triunfos, dois empates e nove derrotas frente ao Benfica. Desse registo destacam-se as quatro vitórias consecutivas, três na época passada e uma já em 2020/21, sendo que o técnico pode levar o FC Porto a alcançar o quinto triunfo seguido nesta sexta-feira, algo que nenhuma das duas formações conseguiu em 90 anos de clássicos.
Há menos de um mês, a 23 de dezembro de 2020, o FC Porto impôs-se à equipa de Jorge Jesus por 2-0, em Aveiro, na Supertaça Cândido de Oliveira, graças aos golos de Sérgio Oliveira, aos 25 minutos, de penálti, e de Luis Díaz, aos 90.
Na época transata, os ‘dragões’ também se superiorizaram nos três encontros com o Benfica, o primeiro na Luz, a 24 de agosto de 2019, para a terceira jornada da I Liga: Zé Luís (22 minutos) e Marega (86) selaram o 2-0 frente aos comandados de Bruno Lage.
Na segunda volta, no Dragão, os ‘encarnados’ vinham com intenções de somar o 17.º triunfo consecutivo na I Liga, precisamente depois do desaire caseiro com os portistas, mas os 'azuis e brancos' voltaram a prevalecer, por 3-2. Sérgio Oliveira, aos 10 minutos, Alex Telles, aos 38, de grande penalidade, e Vlachodimos, aos 44, na própria baliza, selaram o triunfo dos portistas. Pelo Benfica, Vinícius logrou um ‘bis’, com tentos aos 18 e 50.
A terminar uma época muito longa, devido à pandemia da COVID-19, os ‘dragões’ também derrotaram as ‘águias’ na final da Taça de Portugal, a 01 de agosto, mesmo reduzidos a 10 elementos desde os 38 minutos, por expulsão de Luis Díaz. Mbemba vestiu a capa de herói e resolveu o encontro com dois cabeamentos certeiros, aos 47 e 59 minutos, após livres de Alex Telles e Otávio, respetivamente, com Vinícius a marcar o golo de honra (84, de penálti).
Para encontrar um embate entre Benfica e Sérgio Conceição que não tenha acabado com triunfo do FC Porto é preciso recuar a 2018/19, mais precisamente a 2 de março de 2019, dia em que o conjunto de Bruno Lage triunfou em pleno Dragão por 2-1. Adrián López adiantou os anfitriões, aos 19 minutos, mas João Félix, aos 26, e Rafa, aos 52, selaram a reviravolta no encontro da 24.ª jornada e também na edição 2018/19 da I Liga, lançando o Benfica para o 37.º título.
A cumprir a quarta temporada no FC Porto, Sérgio Conceição conta com seis vitórias, um empate e apenas duas derrotas diante do Benfica, números que que colocam os 'azuis e brancos' como favoritos para o clássico desta sexta-feira.
Até aí, o melhor registo de Sérgio Conceição frente ao Benfica tinha sido na temporada de 2014/15, então ao serviço do SC Braga. Nessa altura, o técnico venceu as 'águias' duas vezes pelo mesmo resultado, 2-1, a primeira na oitava jornada do campeonato, na Pedreira e depois em pleno estádio da Luz, nos oitavos de final da Taça de Portugal.
Antes de rumar aos minhotos, o treinador nunca tinha conseguido vencer o Benfica, quer ao serviço do Olhanense (duas derrotas e um empate) quer na Académica (duas derrotas por 3-0). Já no SC Braga, Sérgio Conceição bateu os 'encarnados' em duas ocasiões, tendo ainda averbado um 'desaire' por 2-0 na 25.ª jornada do campeonato em 2014/15.
Na época seguinte, Sérgio Conceição rumou ao Vitória de Guimarães, onde defrontou o Benfica duas vezes para o campeonato (jornadas 15 e 32), tendo perdido ambos os desafios por 1-0.
O clássico entre FC Porto e Benfica, da 14.ª jornada da I Liga portuguesa, tem início marcado para as 21h00 desta sexta-feira, no Estádio do Dragão. Pode acompanhar todas as incidências da partida no SAPO Desporto.
Comentários