O Sporting venceu este domingo o Vitória de Guimarães, por 3-1, em jogo a contar a 8º jornada do campeonato nacional. Jesé, Acuña e Coates fizeram os golos dos leões, Bonatini marcou para os vimaranenses.
O encontro no Estádio de Alvalade começou ao rubro e os primeiros dois minutos trouxeram logo uma oportunidade de golo para cada uma das equipas. Começou com uma investida do Vitória de Guimarães quando Florent meteu a bola para Davidson, que cruzou para o primeiro poste onde apareceu André Almeida a desviar, mas atirou para fora.
Logo a seguir foi a vez dos homens da casa. Rosier serviu Bruno Fernandes, este tocou de calcanhar, mas Miguel Silva defendeu. Mas, as investidas não ficaram por aqui e aos sete minutos de jogo o Sporting contava já com três remates à baliza, embora nenhum deles com sucesso.
Depois de uma entrada em grande, o encontro acalmou a partir dos 15 minutos de jogo. O ritmo de jogo abrandou e o encontro ficou mais morno, mas sempre com um bom nível de ambos os lados da barricada.
Já à meia hora de jogo tudo mudou, quando em três minutos os leões marcaram dois golos. Primeiro por Jesé numa jogada que começou numa falta de Mikel Agu sobre Bruno Fernandes. A bola sobrou para Vietto que isolou Jesé. O espanhol livrou-se de Miguel Silva e atirou à vontade para o fundo da baliza vazia. Artur Soares Dias ainda fez um compasso de espera para confirmar com o VAR e acabou por validar o tento.
Já o segundo golo surgiu por Marcus Acuña. Vietto ganhou a bola a Venâncio, deixou para o compatriota Acuña que, perante a saída de Miguel Silva, atirou em jeito e fez o 2-0.
Até ao final da primeira parte voltaram a acalmar os ânimos em Alvalade. As duas equipas entraram bem no jogo, embora o Sporting tenha sido mais eficaz, enquanto o Vitória de Guimarães não conseguiu traduzir nenhuma das oportunidades em golo.
A segunda parte começou da mesma forma que a primeira: com uma oportunidade de golo. Bruno Fernandes atirou para uma defesa incompleta de Miguel Silva e foi Venâncio quem acabou por tirar a bola em cima da linha de golo. Bruno Fernandes ficou pegado com o guarda-redes vimaranense e teve de ser Artur Soares Dias a sanar a discussão. O árbitro conferenciou ainda com o VAR e visionou ele mesmo as imagens para confirmar se tinha existido falta do guarda-redes sobre o capitão leonino passível de penálti. Após a observação, o árbitro entendeu que não houve razão para grande penalidade e mandou seguir.
Depois de um início de segunda parte conturbado, as emoções acalmaram no reduto dos leões. O Sporting continuava a ser superior no jogo e parecia estar mais perto de chegar ao terceiro golo que os vimaranenses ao primeiro, mas o inesperado acabou por acontecer.
Aos 67 minutos, Davidson cruzou à meia-volta para o segundo poste, Bonatini apareceu nas costas de Acuña, antecipou-se ao argentino e a Renan e atirou para o fundo das redes para o primeiro tento do Vitória de Guimarães em Alvalade.
Depois do golo, os vimaranenses despertaram para o encontro e ficaram mais confortáveis no último terço do campo leonino. Aos 70 minutos, os homens de Ivo Vieira voltaram a ameaçar a baliza verde e branca com um tiro do avançado brasileiro, Renan bem se esticou, mas a bola saiu para fora, junto à trave.
No entanto, quem não marca... sofre. Quatro minutos depois, surgiu o terceiro golo do Sporting por Sebastián Coates. Na sequência de um livre batido por Acuña, Coates fugiu à defesa vimaranense e atirou de cabeça para defesa incompleta de Miguel Silva. A bola sobrou para o central leonino, que à segunda não falhou e finalizou de pé esquerdo.
Até ao final do encontro, as equipas baixaram mais uma vez o ritmo de jogo e não voltaram a 'incomodar-se' uma à outra. Com este resultado, o Vitória de Guimarães desce para o 5º lugar do campeonato, enquanto o Sporting dispara da 9ª para a 4ª posição.
Comentários