O Sporting bateu os espanhóis da Real Sociedad por 3-0, no sexto jogo de pré-época. Gyokeres estreou-se a marcar pelos leões, Pote e Esgaio fizeram os outros golos. O jovem Leonardo Barroso foi expulso com vermelho direto aos 84 minutos, três minutos após a sua estreia na equipa principal do Sporting.

Este triunfo junta-se às vitórias sobre Estrela da Amadora (4-1), Marítimo (3-0) e Farense (2-1), e aos empates com Genk e Portimonense, ambos 1-1.

Antes da partida, os antigos internacionais portugueses Oceano e Carlos Xavier, que jogaram no Sporting e na Real Sociedad, foram homenageados pelos dois emblemas, que lhes entregaram camisolas com o número de jogos realizados em cada uma, e ovacionados pelos milhares de adeptos presentes.

Depois do empate (1-1) matinal com o Portimonense, Rúben Amorim trocou toda a equipa, escolhendo um ‘onze’, em ‘3-4-3’, com Adán na baliza, Gonçalo Inácio, Coates, Matheus Reis como o trio de centrais, Esgaio, Morita, Pedro Gonçalves e Nuno Santos no meio-campo e Marcus Edwards, Paulinho e Gyökeres no ataque.

O avançado sueco, único reforço dos ‘leões’ até agora, posicionou-se no eixo do trio ofensivo, acompanhado por Marcus Edwards à direita e Paulinho à esquerda, mostrando-se um jogador possante, a ganhar praticamente todos os duelos e já integrado na manobra ofensiva do Sporting.

No primeiro jogo em que foi possível ver Gyokeres, o reforço mais caro da história do Sporting, o sueco não deixou os créditos por mãos alheias e abriu o ativo aos 19 minutos, ao desviar ao segundo poste um centro de Ricardo Esgaio, que a defensiva basca falhou em afastar.

A Real Sociedad tinha visto Adán negar o golo ao japonês Kubo um minuto antes e ainda Sadiq a ficar perto de marcar, aos 24, mas Coates antecipou-se.

O golo viria a acontecer novamente na outra baliza. Passe fantástico de Pedro 'Pote' Gonçalves para a direita onde apareceu Ricardo Esgaio a atirar cruzado, para o 2-0. Nas bancadas do Estádio do Algarve o clã Aveiro aplaudia, com Dolores Aveiro, mãe de Cristiano Ronaldo, muito feliz com os golos dos leões.

Até ao intervalo, os bascos, que esta época estão de regresso à fase de grupos da Liga dos Campeões, nove anos depois da última presença, ameaçaram a baliza ‘verde e branca’ num lance de calcanhar de Umar Sadiq, que saiu ao lado (34).

No segundo tempo o Sporting manteve-se por cima no jogo. Paulinho falhou o 3-0 aos 53, a passe de Esgaio. Demorou imenso tempo e permitiu um corte de um defensor. Pediu penálti mas o árbitro, após consultar o VAR, marcou fora de jogo.

Se Paulinho não tinha pontaria, o mesmo não se podia dizer de Pote, um homem que cheira a golo. Centro tenso de Nuno Santos atrasado para Pote encostar firme, para o 3-0. Simples e eficaz. Destaque para a ação de Gonçalo Inácio no início da jogada, a ganhar metros fundamentais antes de entregar em Nuno Santos.

Adán evitou o golo adversário, com boas defesas em dois remates de Olasagasti (67 e 69), mas o encontro foi perdendo ritmo.

Até ao final, destaque para uma estreia azarada de Leonardo Barroso: entrou aos 81 minutos e foi expulso aos 84, após uma entrada muito feia. Os jogadores do Sporting foram logo confortar o jovem médio do Sporting, que teve uma estreia para esquecer na equipa principal do Sporting.

O próximo jogo de pré-época do Sporting está marcado para domingo, às 20.00, frente aos espanhóis do Villarreal, para o Troféu Cinco Violinos.

Os leões passam a contar com quatro vitórias e dois empates em jogos de pré-época. Para a Real Sociedad, foi mais um mau resultado, num ano em que a formação basca irá disputar a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Ficha de jogo

Jogo disputado no Estádio Algarve.

Sporting – Real Sociedad, 3-0.

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores:

1-0, Gyökeres, 19 minutos.

2-0, Ricardo Esgaio, 28.

3-0, Pedro Gonçalves, 55.

Equipas:

- Sporting: Adán, Gonçalo Inácio, Coates, Matheus Reis, Ricardo Esgaio, Morita, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Marcus Edwards, Paulinho e Gyökeres. Jogaram ainda: Dário Essugo, Tiago Ferreira e Leonardo Barroso.

Treinador: Rúben Amorim.

- Real Sociedad: Remiro, Gorosabel, Zubeldia, Astigarraga, Diego Rico, De Zárate, Navarro, Turrientes, Oyarzabal, Kubo e Umar Sadiq. Jogaram ainda: Cho, Karrikaburu, Magunazelaia, Olasagasti, Martín, Ayesa, Sola, Aihen, Brais Méndez, Gorrotxategi e Lebarbier.

Treinador: Imanol Alguacil.

Árbitro: Gonçalo Neves (Évora).

Ação disciplinar: cartão vermelho para Leonardo Barroso (84).

Assistência: Cerca de 12.000 espetadores.