A saída de João Pereira do Sporting, a segunda mudança no comando técnico dos campeões nacionais de futebol da época, deve provocar também a alteração no Vitória de Guimarães, com a escolha de Rui Borges para os 'leões'.
João Pereira sucedeu a Ruben Amorim em 11 de novembro e liderou o Sporting em oito jogos, após a saída do antigo médio para o Manchester United, enquanto Rui Borges chegou aos vimaranenses no início da temporada, depois de ter levado o Moreirense ao sexto lugar em 2023/24.
O treinador promovido da equipa B dos 'verde e brancos' estreou-se com uma goleada por 6-0 ao Amarante, para a Taça de Portugal, contudo seguiram-se quatro derrotas consecutivas, duas na Liga dos Campeões (1-5 em casa com o Arsenal e 1-2 no recinto do Club Brugge) e outras tantas no campeonato (0-1 em casa com o Santa Clara e 2-1 no terreno do Moreirense), provocando apreensão nas hostes 'leoninas'.
Seguiram-se dois sofridos êxitos em casa frente ao Boavista, por 3-2, para a I Liga, e diante do Santa Clara, por 2-1, após prolongamento, para a Taça, num percurso encerrado com o empate 0-0 na visita ao Gil Vicente, novamente para o campeonato, deixando a liderança para o Benfica, seu próximo rival, no dia 29 - depois de ter 'herdado' o Sporting com o pleno de 11 triunfos noutras tantas jornadas.
Esta sucessão deve pôr termo ao percurso de Rui Borges no Vitória de Guimarães, após 15 jornadas e, sobretudo, um percurso notável na Liga Conferência, ao somar 12 jogos sem perder, incluindo seis na qualificação, e o apuramento para os oitavos de final garantido.
Caso se confirme a saída de Rui Borges dos minhotos, aumentam para 11 os clubes que já mudaram de treinador, num registo de ‘chicotadas’ que começou mesmo antes do início da época.
Ainda antes do arranque da I Liga, Tozé Marreco, que agora comanda o Farense, rescindiu com o Gil Vicente, sendo substituído provisoriamente pelo interino Carlos Cunha na jornada inaugural, até à chegada, na seguinte, de Bruno Pinheiro.
Antes da saída de Amorim do Sporting, já o Benfica tinha rescindido com Roger Schmidt, campeão em 2022/23, à quarta jornada, promovendo o regresso de Bruno Lage, que levou as 'águias' à liderança da I Liga.
Gil Vicente, Sporting de Braga, Benfica, Estrela da Amadora, Farense, Arouca, Rio Ave, Sporting, AVS e Famalicão foram os clubes que já trocaram de treinador na edição 2024/25 da Liga, numa lista que, muito provavelmente, vai integrar o Vitória de Guimarães.
- Mudanças de treinador na edição 2024/25 da I Liga portuguesa de futebol:
Jornada Clube Sai Entra
- Gil Vicente Tozé Marreco Carlos Cunha (interino)
1.ª Sporting de Braga Daniel Sousa Carlos Carvalhal
1.ª Gil Vicente Carlos Cunha (interino) Bruno Pinheiro
4.ª Benfica Roger Schmidt Bruno Lage
6.ª Estrela da Amadora Filipe Martins José Faria
6.ª Farense José Mota Tozé Marreco
9.ª Arouca Gonzalo García Vasco Seabra
10.ª Rio Ave Luís Freire Petit
11.ª Sporting Ruben Amorim João Pereira
11.ª AVS Vítor Campelos Daniel Ramos
12.ª Famalicão Armando Evangelista Ricardo Silva (interino)
14.ª Famalicão Ricardo Silva (interino) Hugo Oliveira
15.ª Sporting João Pereira (por designar)
Comentários