O mercado de transferências fecha no dia 31 de janeiro em Portugal e, até lá, muita coisa pode acontecer. Os 'três grandes' tem vindo a fazer retoques nos seus planteis, com o Sporting e FC Porto mais ativos que o Benfica.
Benfica pouco ativo
O Benfica é, entre os 'grandes', aquele que menos tem dado nas vistas no mercado de transferências de inverno. Depois da troca de treinadores, com a saída de Rui Vitória e a promoção de Bruno Lage da equipa B para a principal, os responsáveis 'encarnados' continuam sem tocar no plantel, apesar das promessas de entradas e saídas. Entradas mesmo só as de Bernardo Martins e Pedro Henrique, que alinhavam no Leixões, da II Liga, e que foram recrutados para a equipa B.
As movimentações do Benfica neste mercado de inverno dizem respeito a jogadores que estavam emprestados. Aqui destaque para a venda de Anderson Talisca para o Guangzhou Evergrande Taobao da China, num negócio avaliado em 19,20 milhões de euros, de acordo com o Transfermarkt. A formação da Luz encaixou ainda 500 mil euros com a venda de Salvador Agra aos polacos do Legia Varsóvia e emprestaram Oscar Benitez ao San Luiz do México, Marcelo Hermes ao Cruzeiro de Belo Horizonte, Brasil, e o guarda-redes Bruno Varela ao Ajax. O norte-americano Keaton Parks foi emprestado ao New York City, da MLS.
Mas até o dia 31 de janeiro poderá haver mexidas na Luz. André Almeida está a ser cobiçado por emblemas ingleses, entre eles o Fulham, mas o Benfica não parece disposto a deixar sair o 'dono e senhor' da lateral direita. Corchia, emprestado pelo Sevilha, continua sem convencer na Luz, pelo que Luís Filipe Vieira deverá travar a saída do português de 28 anos.
Na porta de saída está Krovinovic, recuperado de lesão mas sem espaço na equipa de Bruno Lage. O croata deverá ser emprestado, tal como Facundo Ferreyra, avançado argentino contratado esta época mas que teima em não render no Benfica, apesar dos números que trazia do Shakhtar Donetsk. O Sassuolo de Itália é um dos interessados mas há mais clubes que querem contar com o goleador argentino. Quem também poderá ser emprestado é Nicolas Castillo, outro reforço que também não tem jogado. O Fenerbahçe deverá ser o seu destino, escreve o jornal Record.
Dragão com reforços de 'peso'
O FC Porto é, até agora, o 'grande' que mais se tem movimentado no mercado de transferências. Os 'dragões' conseguiram resgatar o central internacional português Pepe, jogador que rescindiu com o Besiktas e que tem sido titular desde que chegou. Antes, a formação azul-e-branca tinha comprado o avançado Fernando Andrade ao Santa Clara por 1,5 milhões de euros, jogador que já mostrou pergaminhos: marcou dois golos na 'final four' da Taça da Liga, depois de saltar do banco (ao Benfica e ao Sporting). Manafá foi recrutado ao Portimonense, embora não tenham sido revelados os números do negócio.
Com as recuperações dos lesionados Maxi Pereira, Otávio e Danilo, e com Aboubakar na fase final da sua recuperação (só deverá jogar em março), não se espera que entre mais alguém no plantel de Conceição. Apesar disso, a imprensa continua a apontar nomes, como são os caos de Loum, médio que se tem destacado no Moreirense de Ivo Vieira.
Janeiro também foi mês para 'arrumar a casa', com a saída de alguns jogadores que não contam para Conceição. O defesa central Chidozie Awaziem foi emprestado aos turcos do Rizespor, Riechedly Bazoer foi devolvido ao Wolfsburgo.
E até o dia 31 de janeiro, alguns jogadores ainda poderão deixar o plantel às ordens de Sérgio Conceição. Na porta de saída estão ainda Sérgio Oliveira, que deixou de contar para Conceição e poderá ser emprestado a um emblema do Championship em Inglaterra. André Pereira e Bruno Costa também esperam colocação e o destino poderá ser o estrangeiro, uma vez que os 'dragões' já atingiram o limite de seis jogadores emprestados a emblemas da Primeira Liga (Mikel no V.Setúbal, Osorio no V. Guimarães, Jorge Fernandes no Tondela, Galeno no Rio Ave, Rúben Macedo no Desportivo de Chaves e Alberto Bueno no Boavista).
'Leão' coloca excedentários e reforça equipa
O Sporting também tem-se mostrado muito ativo no mercado de janeiro, com a entrada de vários jogadores. Até agora, a principal compra foi o médio costa-marfinense Idrissa Doumbia, por quem os 'leões' pagaram 4,3 milhões de euros aos russos do Akhmat Grozny. A formação de Alvalade recrutou ainda o avançado brasileiro Luiz Phellype ao Paços de Ferreira, por 550 mil euros, além de ter resgatado Chico Geraldes, que estava emprestado ao Eintracht Frankfurt. Além disso, confirmou hoje as contratações do lateral colombiano Borja e do central Tiago Ilori, que assim regressa a Alvalade.
Os 'leões' também estiveram muito ativos a arrumar a casa, com a saída de vários jogadores. Bruno César rescindiu e assinou pelo Vasco da Gama do Brasil, o central Marcelo, contratado ao Rio Ave, foi transferido para o Chicago Fire, da Major League Soccer. Vários jogadores foram emprestados neste mercado de inverno, como foram os casos do extremo Carlos Mané (Union Berlim), do guarda-redes Emiliano Viviano (SPAL de Itália), do lateral Lumor (Goztepe da Turquia), do extremo Ryan Gauld (Hibernian FC da Escócia), do médio Josip Misic (PAOK da Grécia). O empréstimo do médio Stefano Sturaro terminou, uma vez que o jogador nunca jogou em Alvalade, tendo o italiano regressado a Juventus. O avançado Alan Ruiz vai seguir carreira na Argentina, agora emprestado ao Aldosivi, depois de uma época no Cólon de Santa Fé.
A direção liderada por Frederico Varandas continua a trabalhar, no sentido de reforçar o plantel às ordens de Marcel Keizer.
De saída está Marcus Acuña. O lateral/extremo está a ser negociado com o Zenit da Rússia, que poderá pagar 20 milhões de euros pelo seu passe. A chegada de Borja deixa mesmo antever que o argentino irá sair até 31 de janeiro.
Faltam ainda dois dias para o fecho do mercado e, até lá, pode haver surpresas, tanto em saídas como em chegadas.
*Artigo atualizado: Borja e Ilori já foram confirmados no Sporting
Comentários