O Sporting vai procurar regressar aos triunfos na I Liga portuguesa de futebol, em Moreira de Cónegos, diante do Moreirense, na abertura da 13.ª jornada, na qual FC Porto e Benfica defrontam Famalicão e Vitória de Guimarães.

A equipa agora comandada por João Pereira colocou um ponto final na série invicta de 29 jogos caseiros para o campeonato, ao perder com o Santa Clara (0-1), falhando a inédita oportunidade de começar uma edição com 12 triunfos seguidos.

O líder da I Liga, com 33 pontos, ganhava há 22 jornadas consecutivas seguidas, cinco das quais em 2024/25, após um pleno de 17 vitórias na época passada, e precisa de reagir já em Moreira de Cónegos para manter, pelo menos, a vantagem de três pontos para FC Porto, segundo colocado, e de cinco para o terceiro Benfica, que tem um jogo por disputar.

Apesar de ter sido derrotado na última ronda, no reduto do Rio Ave (3-2), a equipa orientada por César Peixoto, oitava classificada, ainda não perdeu no Parque Joaquim de Almeida Freitas, onde alcançou um empate com o Benfica (1-1), no final de agosto, um desfecho que levou à saída de Roger Schmidt do cargo de treinador, e, mais recentemente, afastou o FC Porto (2-0) da Taça de Portugal.

O FC Porto deu um ‘pontapé na crise’ na receção ao Casa Pia (2-0), na segunda-feira, após quatro desafios sem vencer para todas as competições – derrotas com Lazio (2-1), Benfica (4-1), Moreirense (2-1) e empate com Anderlecht (2-2).

Contudo, em Famalicão, no sábado, a partir das 20:30, a missão portista não se avizinha fácil, embora o conjunto famalicense (sétimo classificado) venha de dois desafios menos bons, já que empatou com Arouca (0-0) e foi derrotado pelo Estoril Praia (2-1).

Mais cedo, pelas 18:00, o Benfica, que vem de sete triunfos seguidos para a competição, recebe na Luz o Vitória de Guimarães, sexto classificado e motivado pela goleada imposta ao Gil Vicente (4-0), e espera-se que dê continuidade ao bom momento que atravessa, de forma a pressionar os rivais.

Desde que foi derrotada em Munique, pelo o Bayern (1-0), para a Liga dos Campeões, há um mês, a equipa comandada por Bruno Lage bateu o FC Porto (4-1), afastou o Estrela da Amadora (7-0) da Taça de Portugal, imperou no Mónaco para a ‘Champions’ (3-2) e triunfou em Arouca (2-0).

Na sexta-feira, o quinto posicionado Sporting de Braga será o anfitrião do Estoril Praia e um triunfo no Minho colocará, à condição, o conjunto de Carlos Carvalhal no quarto posto, por troca com o Santa Clara, que recebe o Rio Ave no sábado, dia em que Gil Vicente (13.º) e Nacional (16.º) medem forças em Barcelos.

No domingo, a ronda prossegue com os duelos Boavista-Farense e Casa Pia–AVS, enquanto o fecho acontece na segunda-feira, com a receção do Estrela da Amadora (15.º) ao Arouca (17.º).

Programa da 13.ª jornada:

Quinta-feira, 05 dezembro:

Moreirense – Sporting, 20:15

Sexta-feira, 06 dezembro:

Sporting de Braga - Estoril Praia, 20:15

Sábado, 07 dezembro:

Gil Vicente – Nacional, 15:30

Santa Clara - Rio Ave, 17:00 locais (18:00 em Lisboa)

Benfica - Vitória de Guimarães, 18:00

Famalicão - FC Porto, 20:30

Domingo, 08 dezembro:

Boavista – Farense, 15:30

Casa Pia – AVS, 18:00

Segunda-feira, 09 dezembro:

Estrela da Amadora – Arouca, 20:15