O Sporting não vai ficar de mãos a abanar com a transferência de Francisco Conceição para a Juventus. Isto porque o mecanismo de solidariedade relativo ao negócio obriga o FC Porto a pagar 240 mil euros ao clube leonino.

No fundo, este mecanismo da UEFA define que os clubes formadores tenham direito a 5% do valor de venda. Neste caso, 1,6 milhões de euros vão ser distribuidos pelos emblemas que o extremo português representou.

O extremo português chegou à academia do Sporting aos dez anos de imagem, mas apenas irão ser contabilizados os três anos entre os 12 e os 15 anos. A UEFA define que o clube em questão receba 0,25% do valor definido por cada ano, ou seja, são englobados 0,75% (240 mil euros).

Francisco Conceição foi esteve ainda emprestado ao Padroense, de Matosinhos, mas o clube tinha um protocolo para receber jogadores do FC Porto, pelo que não será incluído neste mecanismo.

No entanto, o FC Porto vai beneficiar da maioria do valor que está incluído neste mecanismo, uma vez que o jogador esteve na formação dos dragões entre os 17 e os 22 anos.

Recorde-se que Francisco Conceição foi confirmado no clube italiano, esta terça-feira, a troco de 32 milhões de euros.