O Vitória de Guimarães, da I Liga de futebol, perdeu hoje por 3-1 com os turcos do Fenerbahçe, equipa treinada por Vítor Pereira e na qual alinham os internacionais portugueses Bruno Alves, Raúl Meireles e Nani.
A equipa minhota foi a convidada de honra para o jogo de apresentação do Fenerbahçe aos seus adeptos e baqueou face ao maior poderio da turma orientada pelo técnico português, recém-campeão nos gregos do Olympiacos, mas deixou uma boa imagem e ficou perto de reduzir a desvantagem nos últimos minutos, através dos jovens João Pedro e Vigário.
O golo de 'honra' do Vitória foi apontado por Pedro Correia, de livre direto, batendo Fabaino, guarda-redes emprestado pelo FC Porto, numa altura em que os vimaranenses perdiam por 3-0.
O primeiro golo surgiu aos 21 minutos, por Sow, e o segundo pouco depois, aos 29, por Fernandão, na conversão de uma grande penalidade.
Já na segunda parte, aos 69 minutos, Sow bisou na partida e fez o terceiro golo com que sentenciou o jogo.
Nota para o facto de, no 'onze' inicial apresentado por Armando Evangelista, constarem apenas duas caras novas, o defesa-direito francês Arrondel, que jogava na equipa B na época passada, e Montoya, médio ofensivo colombiano, ex-Vasco da Gama, do Brasil.
No Fenerbahçe, além dos jogadores portugueses - Bruno Alves e Nani foram titulares -, há vários outros que passaram por Portugal, todos com o FC Porto como denominador comum.
O guarda-redes Fabiano e o defesa-central Abdoulaye estão na Turquia emprestados pelos portistas (o último já alinhou no Vitória de Guimarães por empréstimo dos 'azuis e brancos') e os médios brasileiros Diego e Souza, ambos titulares hoje, já jogaram no 'Dragão'.
Comentários