O Académico de Viseu venceu hoje fora o lanterna-vermelha Casa Pia, por 3-2, em jogo da sétima jornada da II Liga de futebol, conquistando a terceira vitória na prova e prolongando a crise da equipa lisboeta.

O primeiro golo do encontro surgiu para a equipa de Viseu, logo aos dois minutos, por Steven, com o Casa Pia a empatar já no segundo tempo, por Sountoura (54). A equipa visitante garantiu a vitória com golos de Facundo (63 minutos) e Patric (69), e o melhor que o Casa Pia conseguiu foi reduzir, por Jeka (87).

Com este triunfo, o Académico de Viseu soma 12 pontos e sobe ao sexto lugar da classificação, enquanto o Casa Pia somou a sexta derrota na II Liga e mantém-se no último lugar, com apenas quatro pontos.

O jogo começou praticamente com o Académico de Viseu a marcar. Logo aos dois minutos, num livre pelo lado direito do ataque, Luisinho cobrou ao segundo poste e Steven, ‘esquecido’ pela defesa da casa, apareceu a encostar para o 1-0 madrugador no Municipal de Mafra.

Apesar de cedo se ver em desvantagem, o Casa Pia reagiu bem ao golo e assumiu a iniciativa de jogo, conseguindo atuar dentro do meio campo viseense, mas sem criar oportunidades claras de golo.

Do lado do Académico, que apostou no contra-ataque, Luisinho e Carter foram uma dor de cabeça constante para a defesa dos ‘gansos’ e em várias ocasiões quase ampliaram a vantagem dos visitantes.

Mantendo o ritmo da primeira parte, o Casa Pia entrou melhor após o intervalo e voltou a instalar-se no meio campo do Académico. Como recompensa, aos 54 minutos, Sountoura fez o empate, com um remate cruzado, a meia altura, sem hipótese de defesa para Janota.

Nos instantes seguintes, o Casa Pia podia ter chegado à vantagem, num lance em que Kenidy rematou forte para boa intervenção de Janota, mas acabou por ser o Académico, letal no contra-ataque, a marcar o segundo: Joel perdeu a bola a maio campo, Patric ficou com a bola no flanco esquerdo e assistiu Facundo para uma finalização fácil.

O segundo golo dos viseenses deixou marcas nos ‘gansos’ e, aos 69 minutos, foi Patric a fazer o ‘gosto ao pé’, aproveitando mais um erro da defesa do Casa Pia para aparecer na ‘cara’ de Rafael e marcar o 3-1.

Já quase em cima do apito final, Jeka ainda reduziu para 3-2 – imediatamente antes de ser expulso -, mas a equipa de Rui Duarte já não teve forças para evitar mais uma derrota, a sexta na II Liga.

Jogo no Estádio Municipal de Mafra.

Casa Pia – Académico de Viseu, 2-3.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Steven, 02 minutos.

1-1, Sountoura, 54.

1-2, Facundo, 63.

1-3, Patric, 69.

2-3, Jeka, 87.

Equipas:

- Casa Pia: Rafael, Joel, Pedro Machado, Caio Marcelo (Mateus Fonseca, 66), Simão, Kenidy, Sávio (Kikas, 46), Rodrigo Dantas, Jorge Ribeiro, Roncatto (Jeka, 56) e Sountoura.

(Suplentes: Rodolfo, Jeka, Kikas, Tharcysio, Mateus Fonseca, David Rosa e Lucas).

Treinador: Rui Duarte.

- Académico de Viseu: Janota, Tiago Almeida, Steven, Mathaus, Lucas, Patric, Fernando Ferreira, Latir, Zimbabwe (João Oliveira, 73), Carter (Facundo, 15) e Luisinho (Bruno, 77).

(Suplentes: Ricardo Fernandes, João Oliveira, Edgar Abreu, Bruno, Johnatan, Filipe e Facundo).

Treinador: Rui Borges.

Árbitro: Luís Máximo (AF Castelo Branco).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Luisinho (23), Patric (66), Joel (81), Fernando Ferreira (90) e Simão (90). Cartão vermelho direto para Jeka (88).

Assistência: cerca de 200 espetadores.