Dois golos de Joeano deram hoje ao Arouca a sua primeira vitória fora na Liga de Honra de futebol, que resultou na primeira derrota caseira do Moreirense, em encontro da 17.ª jornada.

Em Moreira de Cónegos, assistiu-se a um jogo morno e sem grande intensidade entre duas equipas separadas, à entrada para esta jornada, por dez pontos e oito lugares na tabela classificativa.

A equipa orientada por Jorge Casquilha, até aqui invencível em casa para o campeonato, apresentou-se mais nervosa do que o habitual, frente a um Arouca apostado em conseguir a primeira vitória fora de portas.

Os primeiros lances de perigo pertenceram a Wagner que, com dois cruzamentos pela direita, aos 18 e 19 minutos, apenas não concretizou por mérito do guardião Bruno Conceição.

Do lado do conjunto de Vítor Oliveira foi Hélder silva quem se destacou, com lances de perigo aos 20 e 22 minutos.

Antes do golo do Arouca - que silenciou o estádio de Moreira de Cónegos, gelando os vimaranenses que sonham sedimentar o segundo lugar na tabela classificativa e aproveitar o empate (1-1) do concorrente direto, Desportivo das Aves no terreno do Penafiel - Tiago Carneiro teve tudo para inaugurar o marcador, mas a defesa adversária estava muito atenta.

Aos 40 minutos, Joeano colocou os visitantes na frente com um golo marcado na sequência de um livre, sem hipóteses para Ricardo Andrade.

Na segunda parte, o Moreirense apostou, desesperadamente, no ataque e rara foi a vez que se viu o Arouca a aproximar-se da baliza vimaranense. Aliás a tendência de ataque ficou imediatamente comprovada com as substituições feitas ao intervalo: Casquilha tirou um defesa, Chico, para encaixar Ghilas no ataque.

O remate de Bruno Moreira (65 minutos) passou milímetros por cima da trave. Aos 82, o avançado minhoto viu o ferro “negar-lhe” o golo do empate, desta vez num remate rasteiro e de pequena distância ao poste direito.

Castigando ainda mais a ineficácia do ataque dos locais, Joeano sentenciou a partida, nos descontos (90+5 minutos) com o segundo golo, conseguido através de uma jogada de contra-ataque.

Jogo no Parque de Jogos Comendador Joaquim Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos.
Moreirense - Arouca, 0-2.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Joeano, 40 minutos.
0-2, Joeano, 90+5 minutos.

Equipas:
- Moreirense: Ricardo Andrade, Chico (Ghilas, 46), Miguel Oliveira, Ricardo Fernandes, João Vicente, Tales, Filipe Gonçalves, Tiago Carneiro, Fábio Espinho (Luís Pinto, 55), Wagner (Pintassilgo, 74) e Bruno Moreira.
(Suplentes: Ricardo Ribeiro, Anilton, Bru, Luís Pinto, Pintassilgo, Júlio César e Ghilas).
- Arouca: Bruno Conceição, Marcelo, Paulinho, Kiko, Miguel Ângelo, Soares, Filipe Melo, Babanco (Fernando, 66), Hugo Monteiro (Romeu Torres, 46), Hélder Silva (Nene, 57) e Joeano.
(Suplentes: Rui Nereu, Hugo Cruz, Romeu Torres, Roberto, Jorge Leitão, Nene e Fernando).
Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Tiago Carneiro (23), Filipe Melo (27), Paulinho (43), Soares (56), Marcelo (62), Nene (67), Bruno Moreira (82) e Fernando (90+1).
Assistência: Cerca de 2.000 espetadores.