À entrada para a última jornada, Beira-Mar, Portimonense, Feirense, Oliveirense e Santa Clara - separados por três pontos - são os conjuntos que ainda lutam pela subida à Liga principal.
O Beira-Mar, líder com os mesmos 51 pontos do Portimonense (segundo), recebe o já virtualmente despromovido Carregado (16.º), numa partida que deverá ser de consagração para a equipa aveirense.
A formação de Aveiro está apenas a um ponto de garantir a subida ao escalão principal e, mesmo no caso improvável de perder, assegurará um dos lugares de promoção se Feirense e Santa Clara também não ganharem.
O jogo grande da jornada coloca frente a frente Oliveirense (quarta) e Portimonense (segundo), separados por dois pontos.
Para garantir a subida, a Oliveirense precisa de vencer o Portimonense e esperar que Beira-Mar, que recebe o Carregado, e Feirense, que se desloca ao Estoril, não ganhem.
O Portimonense está obrigado a pontuar em Oliveira de Azeméis para assegurar a subida.
O Feirense (terceiro) tem uma difícil deslocação ao Estoril (nono) e também é, de entre os candidatos à subida, o que requer a combinação mais extravagante de resultados.
Ao clube de Santa Maria da Feira é exigido sempre ganhar e esperar que ou o Beira-Mar perca ou que o conjunto aveirense ganhe juntamente com a Oliveirense, dado que tem vantagem directa sobre os vizinhos.
O Santa Clara (quinto) recebe o Desportivo das Aves (sétimo) e, apesar de estar ainda na corrida, é o que necessita de ganhar mais pontos em todos os jogos envolvidos.
A tarefa da formação insular é difícil, até porque está dependente não só de vencer o Desportivo das Aves como esperar que o Beira-Mar perca em casa com o Carregado e o Feirense não ganhe ao Estoril.
No sentido inverso, três clubes estão ainda na batalha pela permanência - Sporting da Covilhã (13.º), Varzim (14.º) e Desportivo de Chaves (15.º).
Dois destes três clubes - Varzim e Sporting da Covilhã - defrontam-se entre si, num confronto que pode ser decisivo.
O Varzim recebe o Sporting da Covilhã, à distância de dois pontos, e mantém-se na Honra se vencer ou fizer idêntico resultado ao Desportivo de Chaves, finalista da Taça de Portugal, na recepção ao Fátima (10.º).
O Sporting da Covilhã mantém-se se pontuar com o Varzim e, no pior dos cenários, mesmo perdendo pode evitar a despromoção, caso o Desportivo de Chaves não vença o Fátima.
O Chaves assegura a manutenção com uma vitória sobre o Fátima e pode ainda empatar, mas aí precisará da vitória do Sporting da Covilhã.
Entre os oito jogos da jornada, apenas o Freamunde-Penafiel e o Trofense-Gil Vicente não terão qualquer influência nas classificações.
Comentários