O treinador Emanuel Simões, ex-Vizela, foi o escolhido pelo Desportivo das Aves para suceder a Fernando Valente no comando técnico da equipa, informou hoje o presidente do clube da II Liga de futebol.

Segundo Armando Silva, clube e técnico chegaram a acordo durante a madrugada, pelo que Emanuel Simões já orienta o treino desta amanhã.

Aos 35 anos, o técnico vai assim comandar, pela primeira vez, uma equipa dos campeonatos profissionais, depois de ter treinado os juniores do Trofense, o Bairro FC, o GD Louro (campeonatos distritais de Braga), o Maria da Fonte, (na então 3ª divisão, equivalente ao quarto escalão), e o Vizela (Campeonato Nacional de Seniores).

Emanuel Simões deixa os vizelenses no terceiro lugar da série B desta prova, com menos dois pontos do que os líderes Varzim e Famalicão.

Natural de Barcelos, o técnico destacou-se, já esta época, por ter conduzido a sua equipa aos oitavos de final da Taça de Portugal, e pela boa réplica que, nesse desafio, deixou perante o Sporting. A equipa do Campeonato Nacional de Seniores empatou o jogo por duas vezes e os "leões" só no segundo tempo conseguiram selar uma vitória por 3-2.

Fernando Valente, treinador do Aves desde a época passada, rescindiu contrato com o clube, a 26 de dezembro, depois de mais uma derrota (0-1), ante o Tondela, a oitava na II Liga.

Enquanto não foi encontrado um substituto, Vítor Gomes (Vitinha), até aí técnico-adjunto, assumiu o comando da equipa, tendo, no último fim de semana, averbado novo desaire, desta feita frente ao Académico de Viseu (3-0).

Nos 21 jogos disputados até agora na II Liga, a equipa somou nove derrotas, sete empates e apenas cinco vitórias.

Os avenses seguem, por isso, no 21.º posto da tabela, o primeiro lugar acima da linha de água, com apenas 22 pontos conquistados em 63 possíveis.