O FC Porto B manteve hoje a liderança da II Liga de futebol, ao vencer o Académico de Viseu, por 3-2, em jogo da 34.ª jornada, depois de ter estado a vencer por três golos.
Kayembe (39 minutos), Gonçalo Paciência (52) e Pedro Moreira (55) assinaram os golos dos portistas, enquanto João Alves (62) e João Martins (76) marcaram os tentos dos viseenses, que terminaram o jogo com 10 jogadores.
À entrada para esta jornada, FC Porto B e Académico de Viseu estavam separados por 12 pontos, com os "dragões" a necessitarem de vencer para reassumir a liderança, que tinha sido “roubada” provisoriamente hoje de manhã pelo Moreirense, ao golear o Trofense por 7-1.
Por sua vez, o Académico de Viseu queria vincar a sua boa campanha como visitante, uma vez que não perdia fora desde dezembro de 2013 quando visitou o Sporting de Braga B (1-0), a contar para a jornada 23.
Entraram melhor os "azuis e brancos", talvez motivados pela vontade de regressar às vitórias e esquecer a derrota (2-1) da última jornada em Chaves que foi quebrar um ciclo de seis jogos sem perder.
Gonçalo Paciência enviou a bola ao poste, logo aos três minutos, e na recarga Kayembe voltou a encontrar o “ferro” da baliza do Académico.
Estes dois jogadores acabariam por ser protagonistas do primeiro golo do FC Porto B: após passe de Gonçalo Paciência, Kayembe isolou-se e aproveitou a antecipação de Janota para fintar o guarda-redes de Viseu e inaugurar o marcador (39 minutos).
Até ao intervalo, destaque para um ataque de Cafú (44), que Tiago Ferreira salvou quando Kadu já estava batido, e para uma grande defesa de Janota após remate forte de Kayembe (45+1).
Os visitantes regressaram para a segunda parte a praticar um futebol mais intenso, obrigando a equipa orientada por José Guilherme a encostar-se à sua área, mas dois golos portistas marcados em três minutos, abalaram um Académico de Viseu que só se recompôs na última meia hora de jogo, altura em que fez mesmo o FC Porto B "tremer".
Gonçalo Paciência, aos 52, com um remate forte e rasteiro de fora da área, fez o segundo do FC Porto B, seguindo-se o tento de Pedro Moreira, três minutos depois.
João Alves, após passe de Tomé, reduziu para 3-1, aos 62 minutos, e João Martins encurtou ainda mais a desvantagem, aos 76.
Aos 87 minutos, Fausto quase fazia o empate, mas a bola saiu "miraculosamente" por cima.
No período de compensação, Tozé isolou-se e podia ter feito o golo da tranquilidade mas Janota "agigantou-se" e fez uma defesa praticamente impossível (90+1).
Até ao final do jogo, houve ainda tempo para a expulsão de Cláudio que viu dois cartões amarelos no mesmo minuto por faltas duras no meio-campo (90+2).
Comentários