A direção do Santa Clara anunciou o fim da equipa B do clube da II Liga de futebol, por não se encontrarem reunidas as condições para a continuidade do projeto, através de um comunicado publicado no sítio oficial.

«Os princípios subjacentes à criação do projeto não se encontram reunidos, o que aliado aos fortes constrangimentos financeiros que o Clube Desportivo Santa Clara enfrenta, não são compatíveis com a prossecução do desenvolvimento que se pretende para o Clube», lê-se na nota divulgada pela direção.

A equipa de futebol sénior, constituída na época desportiva 2010/2011, competiu assim apenas uma época nas provas organizadas pela Associação de Futebol de Ponta Delgada, tendo conquistado a Taça de Honra, a Taça de São Miguel e o segundo lugar no campeonato de São Miguel, ficando a dois pontos da subida à III Divisão Nacional - Série Açores.

Na altura da sua criação, o Clube Desportivo Santa Clara pretendia com a equipa B «a integração dos jovens oriundos do escalão de juniores no futebol sénior», através de um «ambiente de continuação de metodologias de trabalho e de jogo».

A equipa agora extinta estava sob orientação técnica de Pedro Bermonte e Vítor Medeiros e competia com um plantel constituído por 25 atletas, dos quais 10 transitaram automaticamente do escalão de juniores do clube e os outros 15 tinham passado pelos escalões de formação do Santa Clara.