Kazu Miura está prestes a reforçar a Oliveirense. O futebolista mais velho do Mundo chegará esta sexta-feira a Portugal para jogar no emblema de Oliveira de Azeméis, por empréstimo. A Oliveirense será a sua quinta experiência fora do Japão, depois de ter jogado no Brasil (primeiros anos da carreira), Itália (Génova), Croácia e Austrália.
Em fevereiro, o avançado japonês irá completar 56 anos.
No Japão jogou durante vários anos no Yokohama FC, clube detido pelo Grupo Onodera, que detém maioria de capital na SAD da Oliveirense.
Kazu estava a jogar no Suzuka Point Getters, emblema do 4.º escalão do Japão que é comandado pelo seu irmão mais velho.
O avançado de 56 anos já conhece o clube. Em dezembro assistiu o jogo da Oliveirense diante do Arouca, para a Taça da Liga. A Oliveirense é o atual 11.º colocado da Segunda Liga.
Há dois anos, o avançado nipónico bateu o seu recorde de futebolista mais velho a jogar na divisão principal (J-League) do Japão, pelo Yokohama FC, mas jogou apenas um minuto e a equipa terminou no último lugar do campeonato.
Em março de 2017 tornou-se no primeiro futebolista com mais de 50 anos a marcar um golo na liga japonesa de futebol, uma semana depois de ter ultrapassado o recorde de longevidade como futebolista profissional do inglês Stanley Matthews (estabelecido no jogo entre o Stoke City e o Fulham, em 1965).
Na altura, com 50 anos e 14 dias, Kazu marcou no triunfo do Yokohama FC sobre o Thespakusatsu Gunma, por 1-0.
Miura tenciona jogar até aos 60 anos e foi pioneiro a mostrar o futebol japonês ao mundo na década de 90, quando se transferiu para o clube italiano Génova.
Miura começou a sua carreira profissional em 1986, nos brasileiros do Santos, e, depois, passou, entre outros, pelos italianos do Génova, os croatas do Croácia Zabreb e os australianos do FC Sydney, somando 222 golos em 853 jogos.
‘King Kazu’, que nasceu a 26 de fevereiro de 1967, espera jogar até aos 60 anos.
Comentários