O novo selecionador de futebol de Cabo Verde, Beto Cardoso, pré-convocou esta sexta-feira 33 jogadores que atuam em 16 países diferentes, incluindo Portugal, para os dois jogos com Marrocos, de apuramento para a Taça das Nações Africanas (CAN2017).
Na lista dos pré-convocados, apenas um jogador atua em Cabo Verde, o guarda-redes Nilson, da equipa do Bairro Craveiro Lopes, que lidera o regional de Futebol de Santiago Sul.
O país mais representado na lista é Portugal, com 10 jogadores. Há também atletas de países como Roménia, Chipre, França, Inglaterra, Moldávia, Grécia, República Checa, Hungria, México, Holanda, Bulgária, Kuwait e Rússia.
Para o selecionador cabo-verdiano, o facto de o país ter jogadores espalhados por todo o mundo é uma "coincidência", mas "uma sorte" de a emigração ter contribuído para o aumento dos cabo-verdianos no estrangeiro.
Beto Cardoso, que quer apostar num trabalho de continuidade, indicou que, neste momento, a equipa técnica está a acompanhar 99 jogadores, tanto no país como na diáspora, que a qualquer momento poderão ser chamados à seleção.
Na lista de pré-convocados, as únicas novidades são o guarda-redes Nilson, o médio Jamiro, que atua SC Cambuur, da Holanda, e o avançado Jerson Carbral, do Twente, também da Holanda.
A nova equipa técnica, que substitui a liderada pelo português Rui Águas, será composta ainda por Djimy (treinador do Bairro), Bera e Bassana.
O primeiro compromisso será a 26 de março, na cidade da Praia, frente a Marrocos, a contar para a terceira jornada do Grupo F de apuramento para a Taça das Nações Africanas de 2017. A duas equipas voltam a defrontar-se três dias depois, em Marraquexe.
Os dois jogos acontecem no mesmo mês em que a seleção de Cabo Verde fez história, ao tornar-se pela primeira vez a melhor seleção africana, de acordo com a atualização do ‘ranking’ FIFA.
Tanto o selecionador como o presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Vítor Osório, enalteceram o "momento único" e sublinharam que é trabalho de muitas gerações, que dará agora mais motivação para continuar a trabalhar.
Também apelaram aos adeptos cabo-verdianos para encherem o Estádio Nacional no dia 26 para apoiar a seleção, cujo objetivo é chegar pela terceira vez seguida à maior competição de seleções em África.
Lista de convocados:
- Guarda-redes: Vozinha (Zimbru, Mondávia), Ivan Cruz (Gil Vicente, Portugal) e Nilson (Bairro, Cabo Verde).
- Defesas: Gegé (Arouca, Portugal), Kay (CS Cracovia, Roménia), Carlitos (Omonia, Chipre), Fernando Varela (Steaua Bucareste, Roménia), Stopira (Videoton, Hungria), Jeffry Fortes (Dordrecht, Holanda), Kiki Ballack (Mafra, Portugal), Nivaldo Tax (Teplice, República Checa), Steven Fortes (Le Havre, França) e Tiago Almeida (Belenenses, Portugal).
- Médios: Tony Varela (Al Jahra, Kuwait), Tom (Oriental, Portugal), Calú (Zimbru, Moldávia), Leleco (Oliveirense, Portugal), Babanco (Estoril Praia, Portugal), Jamiro (SC Cambuur, Holanda), Platini (Poli Timisoara, Roménia), Marco Soares (Limassol, Chipre), Nuno Rocha (CSU Croiva, Roménia), Semedo (Feirense, Portugal) e Sténio (Cherno More Varna (Bulgária).
- Avançados: Garry Rodrigues (PAOK, Grécia), Heldon e Kuka (Rio Ave, Portugal), Jerson Cabral (Twente, Holanda), Djaniny (Santos Laguna, México), Zé Luís (Spartak Moscovo, Rússia), Júlio Tavares (Dijon, França), Odari Fortes (Stade de Reims, França) e Ryan Mendes (Nottingham Forest (Inglaterra).
Comentários