Fernando Santos, selecionador português, anunciou esta terça-feira os convocados para o arranque da qualificação para o Mundial 2022, numa lista que inclui os estreantes Nuno Mendes e João Palhinha, ambos do Sporting. Em conferência de imprensa, o técnico explicou a chamada dos dois jogadores.
Nuno Mendes e Palhinha convocados. Já agradeceu a Rúben Amorim?:"Queria, antes de mais, dar os parabéns aos atletas com medalha de ouro no Europeu de atletismo, também à seleção de andebol e não deixar de me congratular com aquilo que o FC Porto fez, com a presença nos quartos de final da Champions. Teria de agradecer a todos os treinadores. Sem clubes e sem treinadores não haveria jogadores na Seleção Nacional. Sempre o fiz de uma forma genérica. Fico satisfeito por continuarem a jogar e serem opções. Parabéns a todos os treinadores que têm jogadores na seleção."
Pedro Gonçalves de fora: "Isto não é uma questão de entrosamento, vamos disputar o Campeonato do Mundo. Temos de começar a pensar nisso e estamos a fugir ao contexto desta convocatória. Não são jogos como no passado, em que tínhamos particulares de preparação para o Europeu. Vamos ter uma jornada tripla, fundamental e importantíssima, para o Mundial de 2021, prova que Portugal nunca venceu e que tem como objetivo vencer. Para o conseguir tem que ser apurado. E estes três jogos são decisivos porque marcam o início do apuramento para o Mundial. Não vejo outras opções a não ser as que me parecem ser as mais válidas neste momento. Há vários jogadores que podiam estar aqui, mas neste momento estas são as minhas opções."
Rui Patrício: "Está convocado porque a partir do momento em que aquilo aconteceu procuramos saber tudo o que se passava. Falámos com ele e com o departamento clínico. Está estável, tem de seguir um protocolo, mas disseram que não havia impedimento nenhum."
Apuramento para o Mundial antes do Europeu: "Só temos uma competição não temos duas. Lá para maio falamos sobre o Europeu. É a primeira vez que temos três jogos a valer pontos, temos de estar focados em ter os jogadores frescos. São jogos fundamentais para o apuramento. O Europeu não tem nada a ver com isto. Aqui não vai estar no pensamento dos jogadores nem no meu. No Europeu já la estamos. É uma anormalidade, sim, mas não vale a pena encontrar desculpas. Não pode haver outro foco e sei que isso vai ser assim."
Nuno Mendes: "A seleção sub-21 normalmente joga a quatro. Acho que se vai adaptar, tem características importantes para a equipa. Mostra no Sporting qualidade defensiva. É muito diferente ter jogadores muito rotinados a jogar com três defesas. É preciso ter em equação esse tipo de questões. Até hoje, os jogadores têm tido a capacidade de mudar o chip, procurando respeitar a identidade de jogo da Seleção Nacional. No caso de Nuno Mendes, acho que não vamos ter esse problema."
Palhinha: "A evolução tem sido positiva, caso contrário não o teria convocado. Tem tido uma prestação muito positiva. É um jogador com características próprias, e é importante vir neste momento à seleção. Não tem um trajeto muito grande e é importante para mim avaliá-lo mais de perto. É importante percebê-lo no contexto de seleção também."
Jogos fora de Portugal: "Infelizmente vamos jogar em Itália e não cá, essa questão [da quarentena] estava resolvida. Não havia qualquer problema para os jogadores de Inglaterra virem à Seleção. Não sou entendido em leis, mas parece-me claro que eles possam vir à Seleção."
Quatro meses depois de ter encerrado a participação na Liga das Nações, com um triunfo na Croácia, em novembro, a seleção nacional vai estrear-se no Grupo A de apuramento para o Mundial2022 em 24 de março, em Turim, local escolhido para receber os azeris, face às restrições impostas pela pandemia da covid-19, em substituição do Estádio José Alvalade.
Segue-se a deslocação à Sérvia, em 27 de março, e a visita ao Luxemburgo, três dias depois, antes de uma interrupção de cinco meses na fase de qualificação, que apenas será retomada no início de setembro, devido à fase final do Euro2020, que foi adiado para este ano.
Comentários