Nélson Semedo juntou-se a lista de jogadores de Portugal que vão falhar o embate com a Turquia, no play-off de acesso ao Mundial2022. O lateral direito do Wolverhampton, figura assídua nos eleitos de Fernando Santos, está com problemas musculares e não deve recuperar a tempo.

"Nélson Semedo vai estar fora pelo menos um mês. Vamos ver como evolui, mas para já as novidades são estas. Vai estar um mês de fora", afirmou o português Bruno Lage, treinador dos Wolves, no site oficial do clube.

Em 24 de fevereiro, o antigo jogador de Benfica e FC Barcelona, de 28 anos, foi substituído à passagem do minuto 61, no encontro com o Arsenal, para a Liga inglesa, vencido pelos londrinos (2-1). Três dias depois, Semedo não foi convocado pelo treinador luso Bruno Lage para o confronto com o West Ham, que também resultou em derrota (1-0), em Londres.

Já esta sexta-feira, ficou-se a saber que Rúben Dias não iria estar disponível para o jogo com a Turquia, marcado para o dia 24 de março, no Estádio do Dragão.

"Rúben Dias tem uma lesão. Quatro a seis semanas [de fora], sim. Acontece durante a temporada e outros dos nossos melhores jogadores também estiveram fora alguns meses. É o que é, não vou chorar e temos outros jogadores disponíveis", disse o espanhol Pep Guardiola, técnico do Manchester City, em conferência de imprensa esta sexta-feira.

Na terça-feira, o habitual titular no eixo da defesa dos campeões ingleses foi substituído ao intervalo do jogo no terreno do Peterborough, para os oitavos de final da Taça de Inglaterra, que os ‘citizens’ venceram por 2-0. O defesa central, de 25 anos, é um dos indiscutíveis para o selecionador luso, Fernando Santos, mas, muito provavelmente, não vai recuperar a tempo de integrar a equipa das ‘quinas’.

A estas duas lesões, juntam-se ainda o lateral João Cancelo, que alinha igualmente nos ‘citizens’, e o médio Renato Sanches, do Lille (França), ambos devido a castigo. Os dois jogadores viram um cartão amarelo na amarga derrota com Sérvia, que os obriga a cumprir um jogo de suspensão diante da Turquia.

Face a estas ausências, Fernando Santos deverá chamar Ricardo Pereira e Diogo Dalot para a lateral esquerda. Gonçalo Inácio, titular no eixo defensivo do Sporting, poderá estrear-se na seleção principal de Portugal. Vitinha, do FC Porto, é o principal candidato para entrar no meio-campo, naquele que seria também a sua estreia na seleção A de Portugal.

Se Portugal vencer a Turquia no dia 24 de março no Estádio do Dragão, irá medir forças com o vencedor do jogo entre Itália e Macedónia do Norte. Quem triunfar nessa final vai garantir o bilhete para o Mundial2022.