A Juventus acaba de confirmar que Maximilano Allegri já não é treinador da equipa principal de futebol. O anúncio foi feito há momentos pelo emblema de Turim nas suas plataformas digitais. Na base da decisão está o comportamento do treinador, na final da Taça de Itália, ganha a Atalanta.

"A Juventus anuncia que aliviou Massimiliano Allegri do seu cargo de treinador da equipa principal. Este despedimento dá seguimento a certos comportamentos durante e após a final da Taça de Itália, que foram declarados incompatíveis com os valores da Juventus e com o comportamento que aqueles que a representam devem adotar. Este período de colaboração, que se iniciou em 2014 e recomeçou em 2021, termina ao fim de três temporadas juntos, com a final da Taça de Itália. A empresa deseja a Massimilliano Allegri a maior das sortes nos seus projetos futuros", pode-se ler no comunicado do clube de Turim.

A decisão chega 48 horas depois de a Juventus ter conquistado a Taça de Itália diante da Atalanta, num jogo tumultuoso para Allegri: foi expulso durante o encontro e, já depois do jogo, ameaçou arrancar as orelhas do diretor do 'Tuttosport'.

Depois de ter 'perdido a cabeça' durante o jogo e ter, inclusive, atirado a gravato e o casaco por não concordar com uma decisão do árbitro da partida. Acabou por ver o cartão vermelho mas, parece que nem os festejos o acalmaram.

Antes da conferência de imprensa, Guido Vaciago, diretor do jornal 'Tuttosport', revelou que o técnico da vecchia signora terá "empurrado e ameaçado" o jornalista.

"Depois do jogo, Allegri disse-me: 'És um diretor de m*****! Escreve a verdade no teu jornal, não o que o clube te diz. Pára de te prostituíres para o clube", relatou o diretor.

"Respondeu-me com um abanão, empurrou-me e gritou: 'Olha, eu sei onde te ir buscar. Sei onde esperar por ti. Vou aí e arranco-te as duas orelhas. Vou aí e dou-te um murro na cara. Escreve a verdade no teu jornal", acrescentou.

O desentendimento de Allegri com Guido Vaciago poderá ter estado ligado com os rumores de que Thiago Motta substituirá Allegri no comando técnico da Juventus na próxima temporada.

Além de despedido, Allegri foi suspenso por dois pela federação italiana (FIGC) e multado em cinco mil euros.

Além da suspensão, a FIGC abriu uma investigação por uma alegada agressão de Allegri ao jornalista Guido Vaciago, diretor do Tuttosport.

A época esteve longe de ser a desejada: a Vecchia Signora já confirmou que irá disputar a Liga dos Campeões na próxima época mas neste momento luta para não ficar no 5.º posto: é 4.ª com os mesmos 67 pontos do Bolonha.

Faltam duas jornadas para o fim da Série A, conquistada esta época pelo Inter Milão.

Termina assim a segunda passagem de Allegri pela Juventus (2021 a 2024), depois de, entre 2014 e 2019, ter conquistado cinco ligas e quatro taças de Itália.

O uruguaio Paolo Montero, antigo jogador da Juventus e atual treinador dos sub-19, estará no comando da equipa principal até final da temporada, nos jogos com Bolonha e Monza.