A Lazio venceu hoje o Sassuolo e adiou a festa do título do Nápoles, numa 33.ª jornada da Liga italiana de futebol em que a Roma, de José Mourinho, e o AC Milan cederam empates comprometedores.
Depois dos títulos de 1987 e 1990, na altura sob o reinado de Diego Armando Maradona, o Nápoles podia celebrar o terceiro cetro no ‘sofá’, porém a Lazio adiou os festejos napolitanos, pelo menos por 24 horas, com um triunfo, sofrido e ameaçado mais do que uma vez.
Os tentos foram da autoria do ex-portista Felipe Anderson, aos 14 minutos, após lançamento longo para as costas da defesa, e do croata Toma Basic, aos 90+2, concluindo um contra-ataque dos ‘laziali’, que seguem na segunda posição, com 64 pontos, menos 15 do que o líder.
Na quinta-feira, em casa da Udinese, o Nápoles poderá confirmar a conquista do título, 33 anos depois, bastando-lhe somar um ponto no Estádio Friuli.
A Roma, de Mourinho, atrasou-se na luta pelos lugares de acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada, caindo para sétimo, inclusive fora da zona europeia, embora com os mesmos 58 pontos que o quinto e sexto classificados, Atalanta e AC Milan, respetivamente, após empatar 1-1 na visita ao Monza (10.º).
Com Rui Patrício na baliza, os ‘giallorossi’ adiantaram-se no marcador por Stephan El Shaarawy, que aos 24 minutos aproveitou um erro incrível do guarda-redes Michele Di Gregório, mas os anfitriões, que contaram com Dany Mota, repuseram a igualdade aos 39, por Luca Caldirola.
Já o AC Milan, que está nas ‘meias’ da Liga dos Campeões, poupou vários atletas, incluindo Rafael Leão, que só entrou durante a etapa complementar, sendo castigado com empate 1-1 com a quase despromovida Cremonese, penúltima, a seis pontos da salvação.
Aos 77 minutos, o avançado nigeriano David Okereke ‘sentou’ os dois centrais do AC Milan e colocou os forasteiros na frente, contudo os ‘rossoneri’ ainda resgataram um ponto, aos 90+3, num livre que passou por vários atletas, com Junior Messias a ser o autor do empate.
A ronda foi mais proveitosa para o Inter Milão, ‘carrasco’ do Benfica na Liga dos Campeões, que ‘esmagou’ em casa do Verona, impondo-se por 6-0, embora só tenha conseguido inaugurar o marcador com um autogolo, em cabeceamento infeliz do avançado argentino Adolfo Gaich, aos 31 minutos.
Çalhanoglou (36 minutos), Edin Dzeko (37 e 61) e Lautaro Martínez (55 e 90+2) fizeram os restantes tentos do ‘nerazzurri’, que estão na quarta posição da Serie A, com 60 pontos.
A Atalanta sofreu para vencer o aflito Spezia, por 3-2, mantendo ainda assim o quinto posto, enquanto o seu adversário, que não vence há sete jogos, nos quais sofreu quatro derrotas, está com os mesmos pontos do Verona, já em posição de despromoção.
A Juventus ganhou ao Lecce por magro 2-1, com tentos do argentino Leandro Paredes, aos 15, e do sérvio Dusan Vlahovic, aos 40, respondendo ao tento do gambiano Assan Ceesay, de penálti, aos 37.
A ‘vecchia signora’, que impediu o Sporting de ir às meias-finais da Liga Europa, continua em terceiro, com 63 pontos, a um da Lazio.
Por seu lado, a Salernitana, de Paulo Sousa, que no último fim de semana estragou a festa do título do Nápoles (1-1), viu o senegalês Boulaye Dia fazer um ‘hat-trick’, ainda assim insuficiente para bater em casa a Fiorentina, que recuperou sempre de desvantagem mínima e empatou 3-3.
A formação de Salerno, que venceu um e empatou oito dos últimos nove desafios, é 14.ª, com 35 pontos, oito acima da linha de água, enquanto a Fiorentina é oitava, com 46.
A lanterna-vermelha Sampdoria voltou a perder – não ganha há seis encontros -, desta vez por 2-0 com o Torino, e está cada vez mais próxima de ser relegada à Serie B.
Comentários