O Nápoles foi penalizado com a perda de dois pontos na Liga italiana de futebol, depois de um antigo guarda-redes ter confessado a participação num esquema de combinação de um resultado há três épocas.
Esta decisão, tomada hoje pela Comissão Disciplinar da Federação Italiana de Futebol (FIGC), faz com que o clube napolitano caia do terceiro para o quinto posto da tabela classificativa, agora a 10 pontos de distância da líder Juventus.
O guarda-redes Matteo Gianello, atualmente sem clube, confessou às autoridades ter tentado manipular o resultado da partida entre a Sampdoria e o Nápoles, realizado a 16 de maio de 2010.
A Sampdoria venceu esse jogo por 1-0, com um golo de Giampaolo Pazzini, atual jogador do AC Milan, aos 51 minutos, no último jogo da temporada, assegurando, assim, o quarto posto no campeonato e um lugar no “play-off” da Liga dos Campeões.
Como resultado, Gianello foi banido pela Federação Italiana por três anos e três meses.
Paolo Cannavaro, capitão de equipa, e o defesa Gianluca Grava foram também punidos, com seis meses de suspensão, por não terem reportado a combinação do resultado, apesar de ambos negarem qualquer participação no caso.
O Nápoles tornou-se assim na quinta equipa da Série A a ser punida com perda de pontos esta época, depois do Siena (perda de seis pontos), Atalanta (dois), Sampdória e Torino (um) terem sido penalizados ainda antes do começo da temporada.
Além da perda de pontos, o Nápoles foi ainda punido com uma multa de 70 mil euros.
Tanto o clube como os seus jogadores devem recorrer das penas impostas.
Comentários