Kyllian Mbappé começou da melhor forma a sua aventura no Real Madrid, ao marcar um dos golos dos merengues, na vitória por 2-0 sobre a Atalanta, na Supertaça Europeia, disputado no Nacional de Varsóvia, esta quarta-feira.

O craque francês, ex-PSG, marcou o 2-0 no segundo tempo, ajudando os campeões europeus a conquistarem a prova pela sexta vez na sua história. Valverde tinha aberto o marcador, pouco tempo antes.

É a sexta Supertaça Europeia do Real Madrid, que passa a ser o recordista deste troféu.

FOTOS: Veja os melhores momentos do Real Madrid-Atalanta

Mbappé estreia-se pelos blancos e logo a marcar

Frente a frente os vencedores dos principais troféus europeus a nível de clubes: o Real Madrid, campeão europeu, crónico candidato a vencer a Champions, onde é rei e senhor, e a Atalanta, que levantou a Liga Europa diante do Bayer Leverkusen na época passada. Um jogo que costuma ser ganho... pelo campeão europeu.

Sem Koopmeiners, a forçar a saída, e Scamacca, lesionado, Gian Piero Gasperini tinha a missão de encontrar uma forma de contrariar o favoritismo dos espanhóis, tal como fez na final da Liga Europa diante do campeão alemão. Até porque tinha pela frente um Real Madrid na máxima força, reforçado com Mbappé no ataque. O craque francês foi titular logo no primeiro jogo oficial.

No Estádio Nacional de Varsóvia foi o vencedor da Liga Europa quem entrou melhor, com as incursões pela direita do ataque, onde Mendy estava em dificuldades. Aos 25 minutos, um remate de Marten de Roon desviou em Militão e foi bater na barra de Courtois. Primeiro calafrio na baliza merengue.

Aos 35 minutos, o nigeriano Lookman foi lançado mas, isolado, perdeu tempo e permitiu o corte de Rudiger que veio em socorro, após mau passe de Tchouaméni.

Só aos 15 minutos se viu o Real Madrid, num remate de Mbappé na área, bloqueado por um defesa. A terminar o primeiro tempo, Vini Júnior insistiu na frente, encontrou Rodrygo na área, mas o remate do seu colega de seleção no Brasil bateu com estrondo na barra. Gasperini não gostou.

Real mais perigoso, Valverde Mbappé resolvem

No segundo tempo as equipas regressaram com mais vontade em resolver a contenda, arriscando mais no ataque. Podia ter sido a Atalanta a primeira a marcar, mas Courtois assim não quis. Pasalic subiu nas alturas, cabeceou com precisão, mas o guardião belga dos espanhóis voou e desviou a bola com uma palmada. Que defesa!

O jogo partiu-se com ataques e contra-ataques, algo que beneficiava o Real Madrid, com as 'motas' Mbappé, Vini Jr.,Rodrygo e Bellingham na frente. Na Atalanta, era Lookman quem tentava levar a equipa para a frente.

Mas foi numa má ligação com Zappacosta que o Real Madrid marcou, aos 59 minutos. Rudiger ganhou ao lateral/ala, a bola foi ter com Bellingham que encontrou Vini Jr. O extremo brasileiro bateu Djimsiti em velocidade e meteu à boca da baliza para Valverde encostar.

O 2-0 esteve nos pés de Vinícius Júnior, aos 61, mas, isolado, o brasileiro permitiu a defesa de Musso, para canto. No minuto seguinte, na sequência do canto, novamente o guardião uruguaio, agora a travar o remate de Bellingham, com uma defesa fantástica, a dar uma sapatada na bola, após esta desviar em Hien. O Real apertava para o 2-0, a Atalanta sofria.

Gasperini tentou algo do banco, com as saídas de Zappacosta e De Ketelaere e as entradas de Retegui e Godfrey, mas era o Real Madrid quem mandava na partida.

Aos 66, Bellingham podia ter dado para Mbappé na área, mas resolver disparar, para grande defesa de Musso. Mas seria mesmo o craque francês a fazer o 2-0, marcando na sua estreia com a camisola merengue. Desta vez Bellingham não foi egoísta e serviu Mbappé para um remate colocado, aoos 68 minutos. Festa merengue em Varsóvia.

A Atalanta parecia vencida, apesar de procurar um golo que lhe devolvesse ao jogo. Golo esse que ficou perto de acontecer na sua baliza, aos 83 minutos, já com Modric em campo. O croata deixou em Vini Jr,. o brasileiro rematou contra um contrário, a bola passou por cima de Musso e foi bater na base do poste. Quase o 3-0!

Nos minutos finais, Carlo Ancelotti refrescou a sua equipa, a Atalanta nunca desistiu mas não foi capaz de chegar ao desejado golo.

Vitória do campeão europeu na Supertaça, a sua sexta conquista deste troféu. Entrada de galáctico para Mbappé que marcou na sua estreia pelo Real Madrid.

Os ‘merengues’ passaram a somar um recorde de seis títulos, destacando-se de AC Milan e do rival FC Barcelona, que contam cinco cada, juntando este troféu ao título de campeão europeu, que arrebataram, em 2023/24, pela 15.ª vez.