O FC Porto arranca esta terça-feira a participação na Taça da Liga, prova que nunca venceu, com a visita ao Santa Clara. Na primeira jornada, os açorianos empataram (1-1) diante da outra equipa do Grupo D, o Rio Ave, um resultado que obriga os ‘dragões’ a pontuar.
A equipa de Sérgio Conceição nunca conquistou a Taça da Liga, sendo que nos últimos quatro anos esteve sempre presente na 'final-four', mas perdeu por duas vezes nas meias-finais e outras tantas na final. O técnico dos azuis e brancos, de resto, já assumiu o objetivo de oferecer o troféu em falta a Pinto da Costa.
Os azuis e brancos chegam a este duelo motivados pelo triunfo por 3-1 em Tondela, para o campeonato, com os três golos a serem apontados por Mehdi Taremi. Importa referir que o FC Porto ainda não perdeu qualquer jogo para as competições internas (I Liga e Taça de Portugal), sendo que a única derrota da temporada aconteceu na receção ao Liverpool, para a Liga dos Campeões.
Na antevisão à partida, Sérgio Conceição admitiu alterações no onze inicial frente ao Santa Clara, mas recusou a ideia de fazer poupanças numa competição normalmente aproveitada para dar minutos aos jogadores menos utilizados. A única certeza, para já, é a ausência de Matheus Uribe dos convocados, assim como Wendell, o único lesionado do plantel.
Depois do empate na jornada inaugural da Taça da Liga, o Santa Clara está obrigado a vencer o FC Porto para manter as hipóteses de assegurar o primeiro lugar do grupo, uma vez que ficará de fora na derradeira ronda.
A equipa açoriana vem de uma derrota em casa frente ao Famalicão (0-2), para o campeonato, numa fase em que ainda procura consolidar os processos do novo treinador Nuno Campos, que assumiu o cargo face à saída de Daniel Ramos. O clube de São Miguel não vence há cinco encontros na I Liga, mas conseguiu seguir em frente na Taça de Portugal, ao bater a União de Leiria (2-0).
O central Tassano e o médio Júlio Romão são baixas certas para a receção ao FC Porto, na sequência da expulsão frente ao Famalicão. De fora estão também o central Mikel Villanueva e os médios Costinha e Rúben Oliveira, devido a problemas físicos. Nuno Campos será, assim, obrigado a mexer no onze.
Confronto direto
Este será o 15.º jogo do Santa Clara frente ao FC Porto, no somatório de todas as competições, o segundo para a Taça da Liga (vitória dos dragões por 1-0 em 2019/20). Apenas por uma vez os açorianos venceram: foi na época 2001/2002, num triunfo por 2-1, com um bis de Toñito.
Na época passada, os azuis e brancos venceram em São Miguel com um golo de Luis Díaz, mas sofreram para repetir o triunfo na segunda volta, no Dragão, com Toni Martínez a garantir os três pontos no último minuto (2-1).
O que dizem os treinadores
Nuno Campos: "A nossa matriz de jogo é positiva, dominadora. Queremos assumir as despesas do jogo. Mas, jogando com uma das melhores equipas da Europa e do mundo, em muitos momentos vamos ter de baixar linhas. Não vamos encostar-nos à nossa área a não ser que obrigados. Irá acontecer em momentos, fruto da qualidade do adversário, mas queremos impor as nossas ideias e criar dificuldades ao FC Porto. Vamos dar o máximo e lutar pela vitória."
Sérgio Conceição: "A nossa ambição é a mesma em todos os jogos, chegar o mais longe possível, chegar à 'final four' como fizemos nos últimos quatro anos e ser um bocadinho mais competentes. O Santa Clara mudou de treinador, observámos o que já foi feito em Leiria e contra o Famalicão, e vem aqui com algumas mudanças no onze inicial. Estamos preparados, percebemos as diferenças que existem entre este Santa Clara e o de Daniel Ramos. É um jogo decisivo."
O árbitro
Manuel Oliveira foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro nos Açores. O juiz da AF Porto irá contar com João Bessa Silva e Nélson Cunha como assistentes, bem como João Gonçalves no papel de quarto árbitro. Importa referir que a fase de grupos da Taça da Liga não tem VAR.
O Santa Clara-FC Porto, da 2.ª jornada da Taça da Liga, está marcado para as 19h00 desta terça-feira e pode ser acompanhado, ao minuto, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.
Comentários