Chegou o dia da grande final da Taça da Liga e, contrariamente a todas as previsões, Sporting de Braga e Estoril-Praia marcam presença no jogo decisivo. Bracarenses e estorilistas eliminaram Sporting e Benfica, respetivamente, e prometem uma final emocionante.

A final não conta com as duas equipas que arrastariam consigo um maior número de adeptos, algo que se denota logo na chegada a Leiria, com as ruas ainda pouco preenchidas, e as estradas pouco condicionadas junto ao Estádio Dr.Magalhães Pessoa.

Ao nos aproximar-mo-nos da 'Fan Zone' montada pela Liga Portugal para esta 'final-four', começamos a ver o vermelho e branco do SC Braga com mais frequência, quer na rua, ao lado dos bares, quer dentro das várias tendas montadas com atrações para todos os gostos, incluindo o próprio troféu da Taça da Liga que, em poucas horas, um dos capitães de equipa irá erguer.

'Agora é esperar que eles façam o mesmo', diz uma adepta bracarense à filha, a quem acabou de tirar uma foto ao lado da taça, deixando passar o próximo de uma longa fila que se acumula para levar para casa uma recordação junto ao troféu.

Cá fora insufláveis e matraquilhos atraem as muitas crianças que por ali passam, e que não querem deixar nada por experimentar.

À medida que o relógio avança, a supremacia vermelha começa a ser gradualmente contrariada com algumas 'manchas' amarelas e azuis espalhadas no jardim Luís de Camões. As camisolas dos minhotos continuam em maioria, mas agora já não de forma tão evidente.

Naturalmente que o aproximar da hora do jogo traz consigo a movimentação que se esperava junto do estádio. Apesar disso, um proprietário de uma das roulottes perto do recinto, mostra-se dividido com o facto da final ser entre as duas equipas teoricamente mais improváveis.

"Como adepto de futebol, acho ótimo que o jogo seja este, mas, confesso, que seria melhor para o negócio se jogasse Benfica ou Sporting...ou até as duas (risos)", afirmou perante uma zona de roulottes pouco povoada, mas já com alguns clientes, na sua maioria adeptos do Estoril.

Independentemente do número, a verdade é que o optimismo abunda em ambos os adeptos, que não se contentam com apenas a final, querem ir até ao fim.

"Quem ganha ao Porto e ao Benfica, tem de ganhar ao Braga! Se jogarmos como jogámos na meia-final, vamos levar o caneco para casa", afirma um adepto do Estoril numa roda de amigos entre uns goles de cerveja e dentadas numa bifana.

Já do lado dos bracarenses há quem ache que a maior experiência da equipa em finais irá fazer a diferença. "Estivemos já em várias finais nacionais, e até europeias. Para além disso já sabemos como é ganhar a Taça da Liga, vamos ganhar isto", atira um adepto dos minhotos enquanto se dirige para perto do estádio com a família.

Apesar do menor mediatismo dos dois finalistas, a partida deste sábado promete trazer muito público ao Magalhães Pessoa, com adeptos e equipas dos escalões de formação dos dois clubes prontos para apoiar a sua equipa rumo à vitória.

Siga todas as incidências desta grande final AO MINUTO, aqui no SAPO Desporto