
O Benfica recebe esta quarta-feira o Tirsense no Estádio da Luz, em jogo relativo à segunda-mão das meias-finais da Taça de Portugal. A vantagem de cinco golos alcançada no primeiro encontro deixa as águias com os dois pés praticamente no Estádio Nacional, faltando para tal cumprir a formalidade de uma segunda partida.
Já os de Santo Tirso irão certamente procurar deixar uma impressão mais positiva do que a deixada na primeira-mão. Com a eliminatória resolvida, resta aos Jesuítas desfrutar da oportunidade de enfrentar um dos 'grandes' do nosso futebol no seu estádio e recordar o momento para contar aos netos daqui a uns anos.
Momentos de forma
Os momentos de Benfica e Tirsense são muito diferentes ao chegar a este jogo. Os encarnados, já com o apuramento praticamente garantido, continuam de olhos postos na luta pelo título nacional.
Numa altura em que faltam quatro jornadas para o final, as águias levam sete vitórias nos últimos dez jogos, numa sequência apenas interrompida por Barcelona e Arouca.
Com esta conjuntura, e à semelhança do que aconteceu no jogo da primeira-mão, é de esperar que Bruno Lage faça muitas alterações no onze inicial, por forma a dar descanso aos jogadores mais importantes antes do momento de todas as decisões.
Por seu lado o Tirsense terminou no passado fim-de-semana o seu Campeonato de Portugal, tendo terminado num tranquilo sétimo lugar. Os Jesuítas estarão então perante aquele que deve ser o último jogo da temporada, e a última oportunidade de deixar uma imagem positiva num dos maiores palcos do futebol português.
Histórico de confrontos
Este será o 24º embate entre Benfica e Tirsense. Em 23 jogos já realizados, os encarnados levam clara vantagem, com 21 vitórias e apenas dois empates; o domínio do Benfica é total se tivermos em conta os jogos realizados na Luz, com 11 triunfos em outras tantas ocasiões.
As águias demonstram também um registo totalmente vitorioso nos sete jogos com os de Santo Tirso para a Taça de Portugal.
A última visita dos Jesuítas ao reduto benfiquista ocorreu na temporada 1995/96. Na 19ª jornada, o Benfica de Mário Wilson até começou a perder diante do Tirsense de Eurico Gomes, graças a um golo de Rui Manuel; contudo, João Vieira Pinto e Dimas acabaram por dar a volta ao marcador.
O que disseram os treinadores
Bruno Lage, treinador do Benfica: "Sabemos que fizemos um bom resultado, mas o mais importante é confirmarmos a presença no Jamor. É isso que queremos, por isso, temos de respeitar o Tirsense, falar do Tirsense e carimbar uma final que já nos foge há algum tempo. Há oito anos que não vencemos a Taça de Portugal, e, nos últimos dez, marcamos presença em três finais. Queremos marcar lugar na final respeitando o Tirsense, que fez um percurso muito bom"
Emanuel Simões, treinador do Tirsense: "Queremos desfrutar do jogo, mas também competir. Acreditamos que podemos ir ao maior estádio nacional dar uma boa imagem, pôr o Benfica a sofrer em alguns momentos, e, se for possível, fazer golos, pois seria uma marca importante para o clube"
O árbitro
Bruno Costa foi o escolhido para dirigir esta partida. O árbitro da Associação de Futebol de Viana do Castelo será auxiliado por Jorge Fernandes e João Morte. A dupla de vídeo-arbitragem será composta por Rui Silva
e Ângelo Carneiro.
O juiz de 34 anos, que nunca dirigiu um jogo do Tirsense, faz o seu segundo jogo da temporada no Estádio da Luz. Bruno Costa esteve presente na vitória do Benfica sobre o Moreirense por 3-2, em jogo da 21ª jornada da Primeira Liga.
Comentários