Apresentadas as candidaturas às eleições portistas, o foco volta a estar no futebol e para um objetivo importante, a revalidação do título na Taça de Portugal.
Interrompida a série de triunfos, com o empate para o campeonato frente ao Rio Ave (0-0), urge aos dragões o regresso às vitórias, desta feita na deslocação aos Açores.
O adversário nos quartos de final da Taça de Portugal será o Santa Clara, equipa que atravessa um excelente momento e que lidera a segunda liga, com 32 pontos.
Momento de forma
Resgatada a melhor versão da equipa, após quatro vitórias consecutivas, 14 golos marcados e apenas um sofrido, os dragões 'desceram à terra' e marcaram passo em casa no desafio frente ao Rio Ave (0-0), ficando assim a equipa de Sérgio Conceição a já seis pontos do Benfica, equipa que comanda a I Liga a título provisório. O Sporting, que segue logo a seguir, soma menos um jogo, depois do adiamento do embate em Famalicão.
Para chegar aos quartos de final da Taça de Portugal, os azuis e brancos tiveram que ultrapassar o Estoril (0-4), o Montalegre (4-0) e o Vilar de Perdizes (0-2).
Já o Santa Clara, tal como o FC Porto, averbou um empate no último fim de semana, na segunda liga, frente ao Lank Vilaverdense (1-1). Anteriormente tinha somado três triunfos consecutivos, todos no seu campeonato, contra Leixões (2-0), Torreense (1-2) e União de Leiria (0-1). As prioridades estão definidas, até porque o Santa Clara conta apenas com três pontos de vantagem sobre o AVS e o regresso ao escalão maior é o objetivo. Ainda assim, garantidos os quartos de final da Taça de Portugal, os açorianos vão tentar fazer o máximo possível para chegar às meias-finais, até porque jogam em casa.
Na Taça de Portugal, o Santa Clara teve que suar para chegar a esta fase: Só nas grandes penalidades conseguiu bater Nacional (oitavos 1-1; 4-2 g.p.) e Elvas (4.ª eliminatória 1-1; 1-4 g.p). O Vianense na 3.ª eliminatória (2-0 a.p) também só derrotado com recurso ao prolongamento. Tranquila foi só mesmo a vitória frente ao Ribeirão na segunda eliminatória.
Histórico de confrontos
Ao nível dos embates entre as duas equipas, Santa Clara e FC Porto já mediram forças em 20 ocasiões. Em 17 delas, os azuis e brancos triunfaram, saldando-se ainda duas vitórias para a equipa de São Miguel e ainda um empate.
Foi em casa que os açorianos conseguiram fazer tremer os dragões, já que fora de portas somam por derrotas em todos os confronto (11).
O maior triunfo do Santa Clara aconteceu em 21/22, em embate para a Taça da Liga, com o resultado a fixar-se em 3-1, juntando-se ainda a vitória na época de 2001/02, em jogo do campeonato (2-1). O único empate ocorreu no ano passado, também nas ilhas, 1-1, foi o resultado, da jornada 11.
Os números são claramente favoráveis ao FC Porto, com 41 golos marcados e 14 sofridos em 20 partidas. O resultado mais dilatado entre os dois emblemas teve lugar em 2002/03, com os portistas a imporem-se em casa por uns claros 5-0.
Na Taça de Portugal, os dois emblemas já mediram forças em duas ocasiões, com o triunfo a cair para os portistas: 1-0 em 19/20 (oitavos de final), e ainda 2-1 (após prolongamento), na quinta eliminatória da prova rainha.
Em relação aos convocados, Jorge Sánchez e Zé Pedro estão fora dos eleitos do FC Porto para a deslocação aos Açores. Ausentes das opções ficam ainda o defesa esquerdo Zaidu e o avançado Mehdi Taremi, que continuam ao serviço das seleções da Nigéria, treinada pelo português José Peseiro, e do Irão na Taça das Nações Africanas (CAN2023) e na Taça Asiática, respetivamente.
O que dizem os dois treinadores
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "É uma equipa experiente que eu considero que podia estar na Primeira Liga. Poderá estar mau tempo, desde a chuva ao vento. O relvado estava em mau estado no último jogo. Não sei se estão todos a par disso. Não sei o que esperar, mas espero que o jogo possa decorrer de uma forma normal. Já existem dificuldades e ainda acresce essa. Temos de ter em conta o futebol produtivo. É uma preocupação minha nesse sentido. O último jogo não veio abalar a nada. A equipa está bem. Do ponto de vista do resultado foi negativo e estamos cientes disso. Temos de olhar para o jogo como uma final".
Vasco Matos, treinador do Santa Clara: "É uma grande equipa [FC Porto], mas nós, dentro da nossa realidade, percebemos que temos de ser muito solidários e trabalhar muito durante o jogo. O favoritismo é todo do FC Porto, que é uma grande equipa, muito bem trabalhada e com valores individuais muito grandes", destacou.
Arbitragem
Em São Miguel, nos Açores, os dragões medem forças com o Santa Clara, partida que será dirigida por Gustavo Correia. Ao seu lado, o juiz terá os assistentes Inácio Pereira e Luís Costa; a dupla de vídeo-arbitragem será formada por Bruno Esteves e André Campos.
Comentários