Momentos distintos, estados de alma diferentes, mas o mesmo objetivo, a mesma ambição: um lugar no Jamor. Assim se pode resumir o quarto embate entre o FC Porto e o Sporting esta época, marcado para às 20h15 desta quinta-feira, no Dragão.
Os azuis e brancos vão tentar manter a vantagem conseguida na primeira volta, quando ganharam em Alvalade por 2-1, os Leões procuram dar a volta à eliminatória em casa do rival e marcar presença na final onde pretendem desempatar com o rival desta noite.
É que Sporting e FC Porto têm ambos 17 taças de Portugal conquistadas. Os dois conjuntos voltam a defrontar-se numa meia-final da prova, quatro anos depois de os ‘verdes e brancos’, então comandados por Jorge Jesus, terem eliminado os ‘azuis e brancos’, já treinados por Sérgio Conceição, numa eliminatória que foi decidida no desempate por grandes penalidades e que levou o conjunto de Alvalade até ao Jamor, onde viria a ser derrotado pelo Desportivo das Aves, após a invasão de Alcochete.
Os dois técnicos ainda não sabem o que contar, uma vez que receberam na terça-feira a notícia das suspensões aplicadas pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), ainda na sequência do tumultuoso clássico da 22.ª jornada no Dragão (2-2) para a I Liga. Pepe e Bruno Tabata foram suspensos por 23 dias ( já cumpriram preventivamente 13 dos 23 dias) e, caso os clubes não recorram para suspender os respetivos castigos, estarão fora do jogo desta quinta-feira. Outro castigado no Sporting é Matheus Reis, suspenso por um jogo, ainda na sequência dos tumultos do Dragão para a I Liga.
De resto, Rúben Amorim tem no marroquino Zouhir Feddal o único ausente, por lesão.
O Sporting vai tentar aquilo que apenas o Santa Clara conseguiu esta época em Portugal: bater o FC Porto. Os açorianos, recorde-se, afastaram os Dragões da final-four da Taça da Liga, com uma vitória por 3-1 em Ponta Delgada. A jogar em casa, o FC Porto só perdeu para as provas europeias: 0-1 com o Lyon na Liga Europa, 1-3 com o Atlético Madrid e 1-5 com o Liverpool, estes dois para a Champions.
Momento de forma: Dragão embalado para o título, Leão ferido
O Sporting chega a este jogo após a derrota com o Benfica no passado domingo, que praticamente deixou a equipa fora do título. Rúben Amorim admitiu mesmo que só resta ao Sporting dar a volta ao FC Porto e marcar presença na final da Taça de Portugal.
Os campeões nacionais pareciam estar em melhor forma, diante de um Benfica cansado e que tinha empatado 3-3 em Liverpool a meio da semana, mas em Alvalade foram os Encarnados quem ficaram com os três pontos, reacendendo dessa forma a luta pelo segundo lugar.
A derrota no dérbi com o rival da cidade interrompeu uma série de quatro triunfos seguidos, todos para o campeonato, num registo onde se incluem as vitórias diante do Tondela (3-1), Paços de Ferreira (2-0), Vitória Guimarães (3-1) e Moreirense (0-2).
Já o FC Porto vem de uma goleada moralizadora diante do Portimonense, por 7-0, no Dragão, onde atingiu os 58 jogos consecutivos sem perder na I Liga, igualando assim o recorde europeu do AC Milan. Os Dragões vão numa sequência de quatro vitórias seguidas: além da goleada ao Portimonense, venceu o Vitória Sport Clube (1-0), Santa Clara (3-0) e Boavista (1-0).
Depois deste jogo com o Sporting, a equipa de Sérgio Conceição até pode fazer a festa do título na segunda-feira, quando defrontar o Braga na Pedreira e o Sporting o Boavista no Bessa. Para tal, basta fazer fazer um resultado melhor que o Sporting.
Histórico: FC Porto já tem mais triunfos que Sporting, Conceição aproxima-se de Amorim
O quarto confronto entre os dois emblemas esta época servirá para o FC Porto confirmar a supremacia diante do Sporting e garantir um lugar no Jamor ou… para o Sporting empatar os duelos desta temporada. Para a Liga, registaram-se dois empates: 1-1 em Alvalade e 2-2 no Dragão.
Quando o árbitro Nuno Almeida apitar para o início do encontro, Dragões e Leões assumirão o protagonismo para escrever o 243.º capítulo deste histórico confronto. A vantagem é do FC Porto, invicto há seis jogos e que tem com mais quatro triunfos em relação aos verde e brancos.
Nos três encontros da época passada e nos dois deste 2021/22, registaram-se quatro igualdades, todas para a I Liga, e um triunfo da formação ‘leonina’, nas meias-finais da Taça da Liga 2020/21, que o ‘onze’ de Rúben Amorim conquistou, bem como o campeonato.
Os ‘dragões’ somam 87 triunfos, o último a 02 de março de 2022 (2-1 em Alvalade), contra 83 dos ‘leões’, que marcaram mais 19 golos (342 contra 323), num duelo que terminou empatado 72 vezes.
O FC Porto assumiu a liderança do histórico na segunda década do século XXI (desde 2010/11), com o dobro das vitórias (12 contra seis) e mais nove golos marcados (34 contra 21). Tratou-se da quarta década consecutiva de supremacia dos ‘dragões’: 13 vitórias contra cinco nos anos 80 do século passado, 14 contra cinco nos anos 90 e um tangencial 11-10 na primeira década do Século XXI.
O histórico apresenta um domínio dos ‘azuis e brancos’ em tempos recentes, mas já foi dominado de forma vincada pelo Sporting, que, no final da década de 70, tinha mais 19 triunfos do que os ‘dragões’ (56 contra 37).
A nível de treinadores, será o 10.º jogo entre Rúben Amorim e Sérgio Conceição, num confronto que teve nove capítulos em pouco mais de dois anos.
O ex-jogador do Benfica soma duas vitórias, em dois jogos, ao comando do SC Braga e um triunfo, quatro empates e duas derrotas desde que chegou ao comando dos ‘leões’, a meio da temporada 2019/20, a sua primeira ao mais alto nível.
Entre 17 de janeiro de 2020 e 27 de fevereiro de 2021, Amorim superou três vezes Conceição, que só conseguiu duas vitórias, uma delas emblemática, já que esse triunfo ‘escreveu’, no Estádio do Dragão, no Porto, o 29.º título dos ‘azuis e brancos’, há duas épocas.
Por seu lado, Sérgio Conceição tem um registo negativo com o Sporting, que vem, no entanto, invertendo desde que assumiu o comando do FC Porto, pois, não contando os desaires nos desempates por penáltis, só perdeu dois de 15 jogos.
Pelos ‘dragões’, contabiliza ainda seis triunfos e sete igualdades (19-14 em golos), sendo que o outro desaire aconteceu em 2017/18, em Alvalade, por 1-0, após prolongamento, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Como treinador ‘azul e branco’, Conceição soma seis vitórias, nove empates e apenas duas derrotas.
Em 16 embates pelo FC Porto, Conceição só perdeu – excluindo desempates por grandes penalidades – na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal de 2017/18 (0-1 após prolongamento) e a época passada, nas meias-finais da Taça da Liga, já frente a Rúben Amorim.
O que dizem os treinadores:
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "Estou à espera de um adversário na máxima força. Não há margem de conforto, estamos a meio da eliminatória. Faltam 90 e poucos minutos para atingir a final da Taça de Portugal, que é um objetivo, não se pode categorizar se é o segundo ou terceiro [objetivo]. Vai ser um jogo à imagem dos que têm sido os jogos com este rival, competitivo. Espero que no final possamos todos festejar a nossa ida ao Jamor"
Rúben Amorim, treinador do Sporting: "No ano passado, dissemos que o facto de termos ganho títulos não retirava responsabilidade. Agora, é o mesmo. Tivemos uma derrota difícil, contra um rival como o Benfica, que nos custou, mas, agora, temos a mesma responsabilidade que teríamos se tivéssemos ganho. Queremos passar a eliminatória. Sabemos que estamos em desvantagem, precisamos de, pelo menos, dois golos, e é isso que vamos tentar fazer"
O FC Porto recebe esta quinta-feira o Sporting, na segunda mão das 'meias' da Taça, com uma vantagem de 2-1, conquistada no terreno 'verde e branco', em 03 de março último, com golos de Taremi e Evanilson, depois de Sarabia ter dado vantagem aos anfitriões. O jogo será apitado por Nuno Almeida, árbitro da Associação de Futebol do Algarve, que terá como assistentes André Campos e Pedro Felisberto. O quarto árbitro vai ser Hélder Malheiro, enquanto no videoárbitro (VAR) vai estar Bruno Esteves.
O árbitro de 46 anos, vai dirigir pela quarta vez um clássico entre ‘grandes’ do futebol português, depois de ter estado no embate entre 'leões' e 'dragões', da quinta jornada da I Liga, em Lisboa, onde os dois rivais empataram 1-1. Nuno Almeida esteve na goleada do Benfica frente ao Sporting, por 5-0, na Supertaça Cândido Oliveira de 2019/20, e no triunfo dos ‘leões’ frente ao FC Porto, nas meias-finais da Taça da Liga de 2017/18, no desempate através de grandes penalidades (4-3, após a igualdade 0-0 no tempo regulamentar).
Além destes clássicos, o árbitro internacional desde 2011 dirigiu a final da Taça de Portugal de 2020/21, entre Sporting de Braga e Benfica, que os bracarenses venceram por 2-0.
Comentários