O Benfica tenta hoje conquistar pela primeira vez a UEFA Youth League de futebol, na quarta vez que disputa a final da prova, ao defrontar no jogo decisivo da época 2021/22 os austríacos do Salzburgo, tal como em 2016/17.
Em Nyon (Suíça), as 'águias' voltam a encontrar os austríacos, que derrotaram o Benfica, por 2-1, na final de 2016/17.
A equipa lisboeta, finalista vencida na última edição em que a competição se disputou (2019/20), venceu nas meias-finais a Juventus, por 4-3, no desempate por grandes penalidades, após 2-2 no fim do tempo regulamentar, enquanto o Salzburgo afastou o Atlético de Madrid, por 5-0.
Frente aos italianos, o Benfica atuou desde os 35 minutos em inferioridade numérica, devido à expulsão do guarda-redes Samuel Soares – depois de Martim Neto (três minutos) e Luís Semedo (10) terem colocado os ‘encarnados’ a vencer por 2-0 -, facilitando a reação da equipa de Turim, consumada com golos de Chibozo (51) e Turricchia (73).
As ‘águias’ procuram erguer pela primeira vez o troféu, após três finais perdidas, a última das quais em 2019/20, frente ao Real Madrid (3-2), depois de também ter sido finalista vencido em 2013/14, na edição inaugural da prova, ante o FC Barcelona (3-0), além da derrota com o Salzburgo.
Esta época, o Benfica, treinado por Luís Castro, venceu o Grupo E, que integrava Dínamo Kiev, Barcelona e Bayern Munique, tendo eliminado nos oitavos de final os dinamarqueses do Midtjylland (3-2) e nos quartos o rival Sporting (4-0), numa edição em que o FC Porto foi afastado na fase de grupos.
Os ‘dragões’ foram a única equipa portuguesa a sagrar-se campeã da prova que replica o modelo da Liga dos Campeões, na época 2018/19, quando se impuseram por 3-1 na final ao Chelsea, recordista de títulos, a par do Barcelona, com dois troféus conquistados.
Comentários