Os sub-19 do FC Porto foram até Itália vencer o AC Milan por 1-0, em encontro da 4.ª ronda UEFA Youth League. A vitória deixa os jovens Dragões com um pé e meio na próxima fase da competição.
Depois de ter batido os milaneses no Olival, os Dragões voltaram a repetir o triunfo e passam a somar três vitórias e um empate em quatro partidas.
No Centro Sportivo Vismara, o AC Milan foi melhor, criou algumas oportunidades mas não concretizou.
Os jovens Dragões tentaram quase sempre em contra-ataque e criaram perigo, por Bernardo Folha, Úmaro Candé e Jorge Meireles.
O golo que decidiu o encontro aconteceu aos 72 minutos por Diogo Abreu, na conversão de uma grande penalidade cometida por Coubis sobre Rodrigo Pinheiro.
A vantagem dos ‘dragões’, que dominaram a primeira parte, acabou por surgir no melhor momento do AC Milan, que dispôs de situações de perigo aos 67 minutos, num lance em que Rossi não chegou de cabeça a um desvio, e Traoré, aos 69. Os milaneses tentaram marcar e criaram perigo mas o guardião Ivan Cardoso manteve a sua baliza a zeros.
A derrota em casa com o FC Porto deixa o AC Milan na última posição do Grupo B, apenas com um ponto e em situação complicada para, com duas jornadas por disputar, permanecer em prova.
Já o FC Porto consolidou a liderança isolada do Grupo B, com 10 pontos, situação que manterá independentemente do resultado do jogo entre o Liverpool e o Atlético de Madrid, que somam ambos quatro pontos.
Os portistas defrontam na quinta jornada o Liverpool, em Inglaterra, em 24 de novembro, e encerram a fase de qualificação em casa, com o Atlético Madrid, em 07 de dezembro.
O primeiro classificado do agrupamento segue diretamente para os oitavos de final, enquanto o segundo vai disputar os ‘play-off’ de acesso a essa fase, com uma equipa proveniente do ‘caminho das Ligas’.
Ficha de jogo
Onze do FC Porto: Ivan Cardoso; José Macedo, David Vinhas, Gabriel Brás, Rodrigo Pinheiro; Bernardo Folha, Diogo Abreu, Vasco Sousa; Rui Monteiro, Candé e Jorge Meireles
Suplentes do FC Porto: Gonçalo Machado, António Ribeiro, Martim Fernandes, Ricardo Assunção, Tiago Antunes, Baker-Boaitey e Dabo
Onze do AC Milan: Desplanches; Coubis, Bosisio, Makengo, Kerkez; Bright, Eletu, Gala, Capone; Rossi e Traore
Suplentes do AC Milan: Pseftis, Robotti, Nasti, El Hilali, Foglio, Roback e Bozzolan
*Artigo atualizado
Comentários